Autorrevelação: você sabe compartilhar informações pessoais?.Faça e acolha revelações adequadamente e aprofunde os seus relacionamentos.



O termo “revelar” inclui revelações de todos os tipos de informações. A palavra composta “autorrevelar”, tal como usada aqui, inclui apenas as revelações sobre os pensamentos e sentimentos de quem está revelando. Esta palavra exclui, portanto, outros tipos de informações como segredos de terceiros, segredos comerciais ou militares.
A autorrevelação consiste na comunicação de alguma coisa verdadeira sobre si como, por exemplo, pensamentos, sentimentos, sensações, opiniões, emoções, aspirações, frustrações e acontecimentos importantes que ocorreram ou estão ocorrendo com o revelador. A principal função da autorrevelação não é expressar grandes segredos ou traumas ocorridos no passado. Dois dos tipos mais importantes de autorrevelação são a apresentação de informações gratuitas sobre o revelador (revelar sem ter sido perguntado) e o fornecimento de feedback para a comunicação do interlocutor (revelar sentimentos e pensamentos sobre tal comunicação).

Consequências positivas da autorrevelação

A autorrevelação pode trazer vantagens e desvantagens para quem revela, para quem recebe a revelação, para o relacionamento entre os interlocutores e para terceiros.

Círculo virtuoso entre autorrevelação, amizade e autoaceitação

Segundo Jourard (1971), existe um círculo virtuoso que envolve a autorrevelação, a amizade e a autoaceitaçao: compartilhar informações pessoais aumenta a amizade. A aceitação pelos amigos daquilo que foi revalado melhora a autoaceitação. Sentir-se bem consigo próprio aumenta a autorrevelação, o que aumenta a proximidade com o interlocutor e torna o relacionamento mais agradável com ele. O aumento de feeback, a maior segurança e a melhor autoaceitação melhoram a capacidade de autopercepção e a capacidade para resolver problemas. Por outro lado, se a pessoa não gosta muito de si própria, ela compartilhará menos sobre si e os outros não poderão fornecer feedback que ela está ok. Isto criará uma espiral de vergonha, esconder os sentimentos e um aumento da inabilidade para lidar com seus problemas.

Melhora ou preserva a saúde física e mental

            A autorrevelação tem efeitos positivos na saúde física e mental. Pesquisas mostraram que quem autorrevela adequadamente é mais contente, adaptado, competente, receptivo, extrovertido, confiável e positivo do que aquelas pessoas que autorrevelam insuficientemente. Pesquisas também mostraram que a autorrevelação previne a incidência de doenças orgânicas e, quando elas acontecem, a recuperação é mais rápida (por exemplo, as pessoas que autorrevelam ficam muito menos dias no hospital do que aquelas que não se autorrevelam).

Efeito catártico

Freud afirmava que muitos problemas se resolviam quando uma pessoa se recordava deles e falava deles para o terapeuta. Esta fala geralmente era acompanhada de uma grande descarga emocional. Quando um acontecimento nos afeta profundamente, positiva ou negativamente, sentimos a necessidade de falar a seu respeito com um interlocutor adequado e receptivo. Quando conversamos a respeito de sentimentos ou pensamentos que nos dão prazer, este prazer é renovado e ampliado. Quando conversamentos sobre acontecimentos que nos atormentam e somos ouvidos com respeito e compreensão, sentimos um grande alívio.
Tudo que precisamos é alguém com estas qualificações, que nos queira ouvir e dê uma dica como, por exemplo: “O que se passa? Você parece ... (preocupado, alegre, triste, etc.). Conte-me o que está acontecendo”.

Aumenta o autoconhecimento

            Revelar aumenta o autoconhecimento a respeito sobre aquilo que sentimos e pensamos em uma determinada situação. Este aperfeiçoamento ocorre porque quem revela tem que se observar e tentar descrever aquilo que está revelando.
O interlocutor também pode contribuir para o autoconhecimento de quem revela. Quando você revela algo para um bom ouvinte, este fará intervenções que ajudarão você a explorar mais detalhadamente aquilo que está sentindo e pensando. Este ouvinte poderá resumir, fazer perguntas e sugerir alguma hipóteses que a ajudarão quem se revela a ganhar conhecimento sobre o que está sentindo e pensando e sobre suas possíveis causas e ligações com outros fatos e como lidar com aquele estado ou acontecimento. 

Melhora a autoestima

A autorrevelação bem acolhida pelo interlocutor ajuda o autorrevelador a gostar mais de si próprio. Ser aceito do jeito que somos é uma grande satisfação, é um grande trunfo. Ter que simular para ser aceito ou, pelo menos, para não ofender ou ser rejeitado pode ser danoso. Muito do que somos tem a ver com o que pensamos e sentimos e que revelamos através da comunicação.

Funciona como cola dos relacionamentos

A autorrevelação é uma das principais “colas” dos relacionamentos. Trocar autorrevelações e acolhe-las adequadamente aumenta as chances de aprofundar ou mudar o tipo de relacionamento (por exemplo, revelar o amor pelo interlocutor pode transformar uma amizade em namoro). Isso acontece principalmente com revelações especiais, que exigem um bom grau de confiança ou um tipo especial de relacionamento para que possam ser apresentadas.

Aumenta a intimidade do relacionamento

Compartilhar a intimidade é um dos pilares do amor e da amizade (Robert Sternberg, editor do livro Psychology of Love). Tendemos a nos ligar mais fortemente àquelas pessoas que nos ajudam a sentirmos melhor com aquilo que sentimos e pensamos.
A autorrevelação aumenta a intimidade e aprofunda a afetividade entre quem revela e quem acolhe a revelação. Isto acontece principalmente quando ambas as partes fazem revelações e ouvem a outra com respeito, interesse e compreensão. As informações pessoais fazem com que a conversa fique mais íntima. Uma conversa sem este tipo de informação é “impessoal” e contribui pouco para a formação de vínculos afetivos entre os interlocutores.

Estimula a conversa.

            Alguns dos principais motivos pelos quais a autorrevelação estimula as conversas são os seguintes:
- Se a sua conversa é superficial por hábito (não por medo), faça um esforço para encontrar experiências superficiais, opiniões e sentimentos para discutir (Tucker-Ladd).
- Quando os interlocutores não revelam as suas opiniões pessoais sobre o que está sendo dito, a conversa fica técnica ou cheia de lugares comuns  (“em cima do muro”).
- As pessoas que revelam suas posições ou, pelo menos, dão esta impressão, desenvolvem uma conversa personalizada.
- Revelar coisas positivas ajuda a aprofundar o relacionamento. Indica que a pessoa está confiando, querendo impressionar positivamente e ser conhecida.

Riscos da autorrevelação

Revelar informação também envolve riscos. Por exemplo, quem ouve pode divulgá-las, pode usá-las contra quem as forneceu ou contra quem elas dizem respeito, pode formar uma imagem negativa a seu respeito, etc.
Afetação da imagem pessoal que é projetada socialmente. Somos muito ciosos da imagem que apresentamos em público. Tomamos cuidados com a nossa aparência, com os nossos modos e com o que dizemos e como dizemos. Segundo Irving Goffman, um dos maiores estudiosos da forma que nos comportamos em público, a nossa vida é como o teatro: tentamos apresentar o melhor espetáculo possível para a platéia e escondemos nos bastidores toda a parte feia, mas verdadeira, que foi omitida dos olhos do público.
Riscos tangíveis. Em certas situações é muito claro porque devemos manter segredos. Por exemplo, existem muitas consequências quando são revelados segredos industriais, militares, segredos que têm implicações legais, segredos protegidos pela ética profissional (psicólogo, padre, advogado) ou pessoais (comportamentos que causam vergonha ou revelações que podem trazer danos para terceiros que confiaram um segredo).
Informações tabu. Certas informações só são apresentadas em certos tipos de relações e em certas circunstâncias especiais. Quando qualquer uma destas condições não é obedecida, a revelação pode produzir consequências negativas. Por exemplo, falar para uma pessoa que você acabou de conhecer sobre a sua posição sexual preferida pode deixa-la constrangida. Da mesma forma, solicitar certos tipos de informações em momentos inadequados cria mal estar. Quem comete este tipo de inadequação pode ser tachado de inadequado e passar a ser evitado.

Como estimular e acolher a autorrevelação

Algumas sugestões para acolher bem as autorrevelações:
- Autorrevelar para o interlocutor. Apresentar uma autorrevelação estimula o interlocutor a fazer o mesmo.
- Funcionar como ouvinte ativo. Mostrar interesse em ouvir e ajudar o interlocutor a desenvolver a sua autoexposição.
- Assumir atitude receptiva e não crítica diante da revelação do interlocutor.

Como acolher a autorrevelação

- Respeitar os sentimentos e as idéias do revelador
- Não é necessário concordar com tudo que está sendo revelado. 
- Evitar dar conselhos não solicitados
- Empatizar: mostrar emoções no rosto, através de vocalizações e de pequenos comentários que sejam semelhantes a aquelas mostradas pelo interlocutor.
- Convergir: contar algo semelhante ao que está sendo revelado pelo interlocutor que também aconteceu com você ou apresentar uma autorrevelação de outro tema.
- Não tomar os holofotes do interlocutor: deixa-lo revelar pelo tempo que precisar e da forma que escolher

Nenhum comentário: