Reprodução: Marcelo Druck/Flickr
Líder mundial no mercado de celulares, a Coreia do Sul vêm se preocupando cada vez mais com a relação entre os jovens e smartphones. Tentando ajudar a combater a dependência dos gadgets, o país asiático planeja um programa para ajudar jovens a passar menos tempo com aparelhos em mão.

Quem propôs a tal “cura de smartphone” foi o Ministério da Ciência da Coreia do Sul. “Sentimos uma necessidade urgente de um amplo esforço diante do perigo do vício digital, principalmente devido à popularidade dos telefones inteligentes”, afrima um relatório oficial lançado no ano passado e utilizado de base para o projeto.
Em parceria com o Ministério da Saúde e as escolas, a proposta é organizar cursos que visam diminuir a dependência da internet pelos adolescentes, além de criar acampamentos durante as férias para afastar o contato com a tecnologia.
Hoje a taxa mais alta do mundo de usuários de smartphone vêm justamente de Seul, capital sul-coreana. Segundo a agência de pesquisa eMarket, 70% dos habitantes já possuem algum telefone inteligente. Segundo dados divulgados pelo governo, 80% dos estudantes com idade entre 12 e 19 anos já contavam com os aparelhos em 2012, o dobro do índice alcançado em 2011. A pesquisa também revela que 40% dos usuários passam mais de três horas por dia jogando, conversando ou usando redes sociais.
O país já possui algumas regras dentro das escolas para evitar o uso excessivo de celulares. No início das aultas, quaisquer gadget dos alunos são confiscados, sendo devolvidos apenas após o término e em horários de descanso.
O governo sul-coreano ainda aponta que os jovens estão começando a desenvolver sintomas de vício com o aparelho: 20% dos entrevistados apresentavam depressão ou ansiedade quando ficavam offline.
Via Medical Daily