Jogos pedagógicos também podem e devem ser usados em casa,.. Dicas para pais e filhos, Educação, Família


Os jogos de regras são usados no contexto psicopedagógico para estimular a criança em seus vários aspectos cognitivos e pedagógicos. Eles podem e devem ser usados em casa com o mesmo fim. Por ser um material que envolve os pequenos, ele propicia a aprendizagem de uma maneira divertida e desafiadora: estão sempre procurando vencer e não medem esforços para isso.
Há uma infinidade deles no mercado e são facilmente encontrados.  Os tipos são bem variados, como os de estratégias, trilhas, cartas, blocos de montar, com letras e números e muitos outros. Para as crianças que estão nos primeiros anos do ensino fundamental, algumas aprendizagens podem ser facilitadas ou até adquiridas através deles, assim como o desenvolvimento de certas habilidades.
O pega-varetas, já comentado nesta coluna, é de grande utilidade na área da matemática. Um jogo simples, de baixo custo e que envolve atenção, concentração, coordenação motora e operações matemáticas (soma e multiplicação).
Aqueles que utilizam dados estimulam o cálculo mental (soma-se o valor dos dados para saber quantas casas devem ser andadas), como o ludo e os jogos de compra e venda de bens. Nestes últimos é necessário usar dinheiro, contando notas e calculando trocos. E tudo isso dependerá da leitura de um cartão com as informações sobre os valores, propiciando o uso da leitura de uma maneira funcional.
Nos jogos de memória, além da própria memória em si, é preciso atenção, concentração, leitura (em alguns, os pares são formados pela associação entre uma figura e uma palavra correspondente) e a contagem final. Pode-se incluir a escrita: a cada par encontrado, escreve-se o nome da imagem como forma de marcar os pontos.
Para a habilidade de escrever existem vários, que vão desde os alfabetos, passando pelas sílabas e alcançando as palavras. Palavras cruzadas é um clássico muito usado pelas escolas. Mas há uma versão de tabuleiro para vários jogadores. Além de escrever os termos cruzando obrigatoriamente com outros, os pontos são calculados através de vários comandos, como duplicar e triplicar determinado número.
Se não há dinheiro, sem problema. Quem não se lembra do stop? Aquele em que é necessário escrever vários vocábulos de diferentes classes (animais, comidas, etc.), mas sempre usando uma mesma letra inicial. Para este bastam papel e lápis.
A orientação espacial pode ser exercitada pelo jogos de trilhas, aqueles em que há um caminho a ser percorrido. Para segui-lo, há comandos que indicam que é para subir, descer, voltar, ir adiante. O próprio percurso em si já é uma direção. Por incrível que pareça, mesmo nas mais simples, algumas crianças não sabem para onde ir.
Aspectos emocionais e sociais também são contemplados. Esperar a vez, aprender a perder, olhar a jogada do oponente para determinar a sua (observar o referencial do outro), estar em grupo ou em família… Pois é, o momento é propício para pais e filhos estarem juntos de maneira descontraída. O que permite aos adultos conhecerem um pouquinho mais de seus pequenos e contribuírem para seu desenvolvimento em várias áreas.

Nenhum comentário: