Por que as mulheres temem o sexo no primeiro encontro?



A seguinte charge (autoria desconhecida) ilustra bem o que se passa na cabeça da maioria dos homens e mulheres durante o primeiro encontro amoroso:
Charge
Cenário: mesa de um bar. Personagens: um homem e uma mulher estão iniciando o primeiro encontro amoroso. Os balões acima das suas cabeças registram o que estão pensando. No balão do homem está escrito: “Será que vou conseguir transar com ela hoje?” No balão da mulher está escrito: “Será que ele é um bom parceiro para namorar?”
Muitas mulheres se deparam com o seguinte dilema no início dos relacionamentos: se for logo para a cama como o parceiro (como está com vontade), o que ele vai pensar dela? Se não for, será que ele vai desistir do relacionamento porque ela está sendo muito difícil?
Neste artigo vamos examinar algumas das principais causas da preocupação da maioria das mulheres com as consequências de transar nos primeiros encontros de um relacionamento amoroso.

Perspectiva masculina sobre o sexo nos primeiros encontros

É interessante perguntar por que são raros os artigos que tratam das preocupações dos homens sobre o sexo no primeiro encontro. Os artigos que existem sobre esse tema geralmente dão conselhos sobre como seduzir a mulher e levá-la rapidamente para a cama. A resposta parece ser simples: esses artigos são raros porque os homens não estão preocupados com isso e já sabem o que farão quando houver oportunidade: irão para a cama o mais rapidamente possível.
A grande maioria dos homens está disposta a fazer sexo logo no início de um relacionamento amoroso. O que difere esses homens uns dos outros não é, portanto, a disposição para transar o quanto antes. É possível diferenciar apenas aqueles que só querem sexo daqueles que, além de quer sexo, também estão dispostos e disponíveis para um relacionamento amoroso pleno e duradouro.

Motivos gerais das diferenças entre homens e mulheres em relação ao sexo nos primeiros encontros

Existem dois motivos gerais para essas diferenças: um social e outro biológico.
Motivo social: essa forma de agir por parte dos homens é socialmente aprovada: a imagem do homem perante a sociedade e perante a companheira de relacionamento não sofre prejuízos, e pode até ser beneficiada, quando ele transa nos primeiros encontros. A predisposição do homem para aceitar sexo nos primeiros encontros está tão instituída em nossa sociedade que as mulheres se sentirão pouco atraentes e levantarão dúvidas sobre a masculinidade do parceiro caso ele não faça tentativas de avançar sexualmente logo nos primeiros encontros.
Motivo biológico: os homens, durante a evolução da nossa espécia, podiam ser menos cuidadosos com a prática do sexo porque, nesta época, eles tinham grandes vantagens quando praticavam sexo com o maior número possível de parceiras. Essa forma de agir  aumentava muito as suas chances de produzir descendência e tinha um baixo custo (“Tinham muito a ganhar e tudo que se arriscavam a perder era o tempo necessário para seduzir as mulheres e uns míseros espermatozoides”). As mulheres tinham muito a perder e pouco a ganhar com o sexo casual: elas tinham menos chances de gerar filhos (só ovulavam uma vez por mês e, quando grávidas, passavam pelo menos nove meses sem poder gerar novos filhos). Por isso, elas tinham que escolher muito bem as características genéticas daqueles que poderiam ser o pai de cada um dos seus poucos filhos. Além disso, a gravidez exigia altíssimos investimentos. Os cuidados com o filho exigia outros investimentos ainda maiores. O sexo casual geralmente diminuia as chances de que o parceiro que gerou o filho ficasse com ela e cooperasse todos esses custos (afinal, ele não gostava dela, "só queria sexo". Além disso, não ficava seguro de que ele era o pai, já que ela também fazia facilmente sexo casual com outros homens).

Motivos específicos do temor feminino de transar nos primeiros encontros

Certos pseudopsicólogos libertários de plantão responderão prontamente que as mulheres temem transar nos primeiros encontros devido ao preconceito social e às ideias retrógradas daqueles que condenam essa forma de agir. Os tradicionalistas dirão que transar logo nos primeiros encontros é errado porque é uma forma promíscua e imoral de se comportar.
Os fatos não sustentam nem a posição dos pseudopsicólogos, nem a dos tradicionalistas. Não existem motivos tão fortes para não transar nos primeiros encontros, como afirmam os tradicionalistas, e esses motivos não são tão desprezíveis como pregam esses pseudopsicólogos. De fato, existem algumas vantagens reais para que as mulheres, mais do que os homens, evitem transar logo nos primeiros encontros e algumas vantagens para elas transarem nessa ocasião. Dois dos principais motivos para transar nos primeiros encontros são os seguintes: (1) transar é gostoso e (2) transar bem pode contribuir para fazer o relacionamento dar certo.
Alguns dos principais para  motivos para não transar nos primeiros encontros são os seguintes:
As mulheres, mais do que os homens, precisam relaxar, sentir uma boa dose de atração e algum envolvimento emocional com o parceiro para se sentirem seguras e prontas para o sexo nos primeiros encontros.
Quem é mais motivado pelo sexo sem envolvimento são os homens. Exemplos:
- Muito mais homens do que mulheres compram sexo. Os homens, quando compram sexo, em minutos já vão para cama com as vendedoras.
- Os filmes pornôs voltados para o público masculino apresentam diretamente as práticas sexuais e passam a maior parte do tempo mostrando closes dos atos sexuais, posições sexuais, falas eróticas e gemidos. Os pornôs femininos geralmente começam com  uma história que dá contexto para os atos sexuais. Algo similar se verifica na vida real: mesmo as mulheres que são liberadas e transam no primeiro encontro precisam conversar um bom tempo com o parceiro antes de irem para a cama.
A relação entre excitação e desejo sexual é mais forte para os homens do que para as mulheres.
As medidas de excitação física da mulher (intumescimento, lubrificação, alargamento e alongamento da vagina, etc.) são bem menos relacionadas com a intensidade do desejo que elas relatam do que as relações entre as medidas de excitação dos homens (relação entre ereção e desejo) e a intensidade do desejo que eles relatam. O desejo da mulher, portanto, é mais complexo e depende de vários fatores psicológicos e não apenas de excitação física.
Transar nos primeiros encontros diminue as chances de namoro
O sexo, quando acontece nos primeiros encontros, tanto pode melhorar quanto pode prejudicar as chances de o relacionamento ir em frente. Melhora quando os parceiros não são preconceituosos e a química sexual foi muito  boa. Neste caso, o sexo serve para ligar os parceiros. No entanto, existem evidências de que, na maioria dos casos, o sexo nos primeiros encontros diminui as chances de namoro. O adiamento do sexo aumenta a motivação para realizar vários tipos de atos que aumentam as chances do envolimento e comprometimento entre o casal. Esses efeitos geralmente são mais fortes nos homens já que são eles que estão mais motivados para o sexo desde o início. Alguns dos efeitos positivos do adiamento do sexo no início do relacionamento são os seguintes:
- Faz que eles prestem muita atenção nelas (“Ele só tem olhos para ela”). Essa atenção proporciona uma grande oportunidade para que eles exibam suas qualidades em diversa áreas, o que pode gerar a admiração mútua. A admiração é um dos ingredientes do apaixonamento.
- Faz que eles invistam muito tempo no relacionamento. Esse tempo proporciona as oportunidades para que se instale a afetividade entre os parceiros.
- Esses encontros frequentes aumentam as chances do desarme hábitos incompatíveis com o relacionamento. Por exemplo, os parceiros terão que recusar muitos convites individuais para programas que seriam incompatíveis com o relacionamento (frequentar baladas, sair com outros pretendentes, etc.).
- Esses encontros frequentes geram oportunidades para atos que levam ao comprometimento (apresentação para amigos, parentes, etc.).
Os teóricos da teoria psicobiológica afirmam que os homens temem mulheres que aceitam sexo com facilidade porque elas têm mais chances de trair e ter filhos de outros homens.
Neste caso, os homens que assumem um relacionamento com essas mulheres poderiam investir seus esforços na criação de filhos de outros homens e, por isso, não deixariam descendência.
O grande desejo sexual dos homens pela primeira vez dá poder para as mulheres que não fazem sexo logo de cara
O desejo inicial não satisfeito, turbinado pela novidade do sexo com a nova parceira, dá poder para as mulheres são desejadas, mas ainda não transaram a primeira vez.
Quando um homem sente desejo por uma mulher com a qual ele ainda não transou, isso intensifica várias das suas motivações para outros atos em relação a ela: atenção, gentilezas, admiração. O homem se torna gentil, cortejador, generoso e a cobre de atenções. Mais que isso, esse se derrete por ela: flerta, faz graças, se exibe, tenta agradá-la de todas as formas. Tudo esses atos podem estar sendo motivados porque ele realmente a admira e sente-se romântico com ela ou porque é o seu desejo sexual por ela que está alterando suas percepções e motivando outros comportamentos que são eficientes para seduzi-la. Geralmente a motivação total para esses atos é uma combinação desses dois fatores.
Transar prematuramente produz o medo de perder o poder sobre o parceiro
Quando uma pessoa quer muito algo de outra, esta adquire uma boa dose de poder sobre aquela.
Perder uma boa parte do poder de atração sem antes ter instalado outra base para o relacionamento pode gerar uma situação empobrecida ou o fim do relacionamento. É como contar o fim da historia antes de assistir o filme. Boa parte da sua motivação para assisti-lo fica perdida.
A sociedade é preconceituosa e, por isso, atribui vários tipos de consequências negativas para as mulheres que transam logo no primeiro encontro.
Por exemplo, essa mulher poderá ser rotulada como promíscua e ser considerada perigosa por outras mulheres que temem que ela poderá seduzir seus parceiros.
Muitas mulheres introjetaram as normas sociais e, por isso, sentem-se inseguras e culpadas quando transam no primeiro encontro.
Essas mulheres, quando transam logo nos primeiros encontros, poderão se sentir com alguém que fez algo muito inadequado e vergonhoso, tal como revelar segredos de amigos ou humilhar pessoas que gosta.

Nenhum comentário: