Sistema contratual: como gerar mais motivação para alcançar seus objtetivos



Se você quer fazer ou deixar de fazer alguma coisa, mas não possui motivação suficiente para isso, existe um recurso psicológico que pode ajudá-lo a conseguir uma dose extra dessa motivação. Esse recurso é conhecido pelos psicólogos comportamentalistas como “sistema contratual”.
O sistema contratual é uma espécie de contrato que, até certo ponto, se parece com outros contratos comerciais. No entanto, esse sistema possui algumas características que aumentam as chances do contratante atingir seus objetivos, sejam eles fazer alguma coisa, concluir alguma tarefa ou parar apresentar algum tipo prejudicial de comportamento.

Como Henrique usou o sistema contratual para escrever sua dissertação

Henrique não estava conseguindo escrever a sua dissertação de mestrado. Em primeiro lugar, ele perdia muito tempo com diversas pequenas atividades. Depois que acordava, demorava para sair da cama. Em seguida, o seu café da manhã era muito demorado. Após o café, ficava um bom tempo lendo o jornal. Quando a manhã já estava avançada, ele sentava-se para começar a escrever. Ligava o computador e, ao invés de escrever, começa a navegar na internet: verificava os e-mails, dava uma boa olhada nas notícias, visitava o Facebook para tomar conhecimento das novidades, etc., etc. Depois de muita enrolação, abria o arquivo da sua tese, divagava um pouco e escrevia alguma coisa. Pouco tempo depois voltava à internet e revisitava todos os sites já vistos anteriormente à procura de novidades.
Desta forma, logo chegava a hora do almoço e o seu trabalho na dissertação não havia rendido nada. À tarde, o mesmo esquema da manhã se repetia e, no final do dia, ele tinha trabalhado muito pouco na dissertação.
Henrique estava ficando cada vez mais aflito. Só dispunha de mais seis meses para entregar esse trabalho e ainda faltava muito para ser feito. Ele estava se arriscando a perder todos aqueles anos de pós-graduação e todo o trabalho que havia dedicado à pesquisa que era a base da sua dissertação. Embora tivesse consciência de tudo isso, na hora de escrever, ele continuava a se dispersar e produzia muito pouco.
Foi ai que André, um colega da pós-graduação, lhe deu uma sugestão: porque não assinava um contrato que o obrigaria a escrever certa quantidade mínima de páginas por semana? André havia lido que esse sistema era muito usado por estudantes que queriam se disciplinar para produzir trabalhos acadêmicos.
O contrato
Henrique ficou animado com a ideia e pediu a ajuda de André para redigir e fiscalizar o cumprimento de um contrato desse tipo. Eles redigiram um contrato no qual constavam as seguintes cláusulas:
(1) Produção mínima que deveria ser apresentada por Henrique dentro de uma semana: seis paginas escritas digitadas em Arial 12, 40 linhas por pagina, perfazendo um total mínimo de 14.000 caracteres com espaços. Essa produção era perfeitamente viável para Henrique. Ele poderia produzir até o dobro na semana, caso trabalhasse arduamente.
(2) Conteúdo da produção: o contrato especificava os tópicos e subtópicos que deveriam ser desenvolvidos naquela semana.
 (3) Caso não cumprisse o prometido, Henrique perderia R$ 100,00 (cem reais). A perda dessa quantia seria pesada para ele, que só dispunha do dinheiro de uma pequena bolsa para custear todas as suas despesas.
(4) Um cheque foi entregue para André, antecipadamente, na ocasião da assinatura do contrato. Essa entrega antecipada evitaria um calote que poderia ocorrer caso o contrato não fosse cumprido. André tinha condições de verificar se realmente Henrique havia executado satisfatoriamente a tarefa.
(5) Esse contrato poderia ser renovado semanalmente até o final da dissertação.
Quatro meses após a assinatura desse primeiro contrato e após renovações em todas as semanas que se seguiram, Henrique já estava concluindo a sua dissertação. Henrique nunca teve que pagar a multa por não cumprir o que foi contratado.

Algumas aplicações do sistema contratual

Este sistema poderá ajudar quando você não está conseguindo:
- Deixar de ser sedentário e começar a fazer ginástica.
- Realizar uma tarefa importante e trabalhosa.
- Estudar cada dia um pouco e não deixar estudar tudo para a hora da prova.
- Trabalhar todo dia um pouco naquele longo trabalho escolar para dar tempo de entregar na data e sair bem feito.
- Controlar melhor a hora de dormir ou de acordar.
- Deixar de fumar.
- Controlar o peso.
- Deixar de comprar coisas supérfluas que você nunca vai usar.
- Fazer aqueles exames médicos que você vem adiando há tanto tempo.

Aviso importante

Muitas dessas atividades só podem ser executadas com a supervisão de profissionais especializados. Por exemplo, um regime alimentar deve ser feito com orientação médica. A ginástica de ser realizada com orientação de um professor de educação física.

Requisitos do sistema contratual

1- Providencie um bom fiscal. Arranje alguém que vai fiscalizar e executar o contrato. Essa pessoa dever ser capaz de verificar se o prometido foi claramente cumprido. Essa pessoa deve ser implacável na verificação da promessa e na aplicação da sanção acordada.
2- Cada contrato deve vigorar por um prazo curto de tempo (geralmente uma semana). Ele pode ser renovado até que o objetivo final seja alcançado.
3- Contrate uma quantidade de tarefa que poderá ser cumprida com relativa facilidade. Por exemplo, se você acha que consegue escrever dez páginas em uma semana ou perder um quilo na semana, contrate apenas a tarefa de escrever cinco páginas ou a de perder meio quilo, respectivamente.
3- Deposite antecipadamente a multa por não cumprir o contrato ou deposite uma garantia de valor igual ou superior a ela. Por exemplo, você se compromete a lavar a louça do jantar durante uma semana, caso não faca ginástica pelo menos quatro vezes na semana. Neste caso, antecipe um cheque de R$ 200,00 que ficará em poder da sua empregada. Esse cheque será descontado por ela, caso ela verifique que você saiu para fazer a ginastica prometida e não voltou suado e não lavou a louça.
4- Faca o contrato por escrito. Especifique a tarefa, o critério mínimo para que ela seja cumprida, a data máxima que ele vai ser cumprida e a consequência por não cumpri-la.

Porque o sistema contratual funciona

O sistema contratual tem uma boa chance de funcionar porque ele:
- Aumenta a motivação para fazer coisas importantes e benéficas e para deixar de fazer coisas ruins.
- Ajuda a definir precisamente aquilo que a pessoa está se comprometendo a fazer ou deixar de fazer.
- Ajuda a quebrar grandes tarefas em tarefas menores. Pode ser desanimador e desestimulante encarar uma tarefa muito grande, árdua e demorada.
- Traz para o presente aquelas consequências que só ocorrerão em um futuro distante e que, por isso, exercem pouco controle nas ações imediatas.

Por que é necessário o auxílio de um psicólogo para usar esse sistema?

A execução de um contrato desse tipo tem muito mais chance de sucesso quando é realizada com o auxílio de um psicólogo.
Esse tipo de contrato pode ser insuficiente ou até indesejável para ajudar você a atingir suas metas. Isso ocorre, por exemplo, quando existem poderosas consequências reais que impedem o alcance dos seus objetivos. Por exemplo, você não consegue ter uma boa participação nas reuniões do seu trabalho porque nelas está presente um chefe punitivo que não deixa ninguém falar ou porque você tem inibições fortíssimas para falar em público, devido a um excesso de timidez ou de inassertividade. Nestes casos, a adoção de um contrato para falar mais nas reuniões pode gerar muita ansiedade e produzir grandes consequências negativas.
Em casos como este, o psicólogo ajudará você a remover dos obstáculos para atingir seus objetivos e não sugerirá, pura e simplesmente, a adoção de um sistema contratual.

Nenhum comentário: