Táticas de conquista para os diferentes estilos de amor



Em primeiro lugar, vamos tentar diminuir uma grande confusão que as pessoas fazem entre as medidas que podem ser tomadas para investigar se há interesse amoroso (“verificar”), as medidas para expressar e tentar criar interesse amoroso através dessas expressões (“flertar”) e as medidas para criar e aumentar o interesse amoroso (conquistar). Em seguida, vamos apresentar uma classificação dos tipos de conquista e, finalmente, vamos abordar os tipos de táticas de conquista mais indicados para cada estilo de amor da pessoa que está sendo conquistada.

Verificar, flertar e conquistar

A verificação, o flerte e a conquista são usados nos inícios e durante os relacionamentos amorosos. Por exemplo, uma mulher casada há dez anos pode perguntar para o marido “Você ainda me ama?” (Verificar). Ela também pode “Só ter olhos para ele” e “Derreter-se quando ele está presente” (“Flertar”) e estar sempre cuidando da própria aparência e do relacionamento para manter vivo e fortalecer o amor que existe entre eles (“Conquistar”).   
A grande maioria dos namoros é iniciada entre pessoas que já se conhecem ou que foram apresentadas. Nestes dois casos, a verificação, o flerte e a conquista acontecem durante as conversas. Portanto, para iniciar e desenvolver relacionamentos é necessário saber conversar e ter conteúdo que impressione bem o parceiro (inteligência, cultura, valores, crenças, etc.). Não são alguns truques mágicos que levarão ao sucesso!  Infelizmente muita gente anda dando cursos, escrevendo e ensinando fórmulas mágicas sobre como iniciar namoros através da abordagem de pessoas desconhecidas em locais de paquera. Esta é apenas a terceira forma mais frequente de iniciar namoros.
Vamos examinar agora as principais características desses três tipos de medidas.
Verificar
Vou usar aqui o termo “verificar” como uma abreviatura da expressão “verificar se há interesse amoroso”. O objetivo da verificação é investigar se há interesse amoroso por parte de quem está sendo verificado. Os procedimentos de verificação, portanto, não são usados com o objetivo de criar ou aumentar esse tipo de interesse, mas apenas de constatar se eles já existem. As maneiras de verificar podem ser classificadas como diretas ou indiretas. (1) As principais maneiras diretas são as seguintes: (a) apresentação de perguntas diretas do tipo: “Você tem interesse amoroso por mim?” “Você ficaria comigo?” “Você quer namorar comigo?” e (b) leitura de sinais de interesse amoroso apresentados através dos comportamentos não verbais e verbais de quem está sendo verificado (“ler os sinais corporais” para identificar esses sinais). (2) A principal maneira indireta de verificar é a sondagem de uma amiga em comum para tentar descobrir se há interesse amoroso por parte da pessoa que está sendo verificada em relação ao verificador.
Flertar
O termo “flertar” é usado aqui para designar aquele conjunto de comportamentos não verbais e verbais que é usado para expressar os sentimentos amorosos do flertador e para induzir a pessoa a quem ele é dirigido para corresponder ao flerte. Esse conjunto pode ser dividido em três grupos: (a) “dança do acasalamento”. No meu entender, o flerte mais direto e convincente é constituído pelo conjunto de comportamentos não verbais que compõem a “dança do acasalamento”: olhares, sorrisos, derretimentos, concentração da atenção no parceiro, hiperreagir às ações do parceiro (“mostrar-se derretido”, achar muita graça, mostrar admiração exagerada, etc.) e  pelo investimento de tempo (perder a hora de ir embora, ficar horas conversando, não ser o primeiro a terminar o encontro, fazer muitos contatos, etc.); (b) apresentar convites que podem aumentar o interesse amoroso de quem foi convidado e, se aceitos, indicam interesse amoroso do convidado: convidar para jantar, convidar para sair em no fim de semana, convidar para fazer uma viagem a dois, etc. e (c) oferecer gentilezas que são típicas de quem tem interesse amoroso, embora também possam ser apresentadas por amigos gentis (tornar-se muito gentil, oferecer flores, etc.)
O flerte é ao mesmo tempo uma verificação de interesse amoroso e um tipo de sedução. Quando o parceiro corresponde ou deixa de corresponder, o flerte está funcionando como um verificador do seu interesse. Quando o flerte contribui para aumentar o interesse amoroso do parceiro, ele está funcionando como um tipo de sedução.
Os comportamentos de flerte têm uma chance de provocar alterações no interesse amoroso da pessoa para quem eles são dirigidos. Eles embelezam aquele que os exibem, são excitantes para quem os recebe e até para quem os observa. Nas novelas, por exemplo, a fase  do flerte atrai a atenção dos telespectadores. A observação de pessoas flertando tem efeitos semelhantes à observação das práticas sexuais nos filmes, novelas e filmes pornôs. No caso do flerte, uma parte da excitação dos observadores é provocada pelo risco de rejeição do flertador pelo flertado e pelo estado alterado e transfigurado dos flertantes.

Conquistar

O termo “conquistar” é usado aqui para designar o conjunto de medidas que pode ser usado para aumentar o interesse amoroso de quem está sendo conquistado em relação ao conquistador.
As táticas de conquista podem se classificadas em três grupos: (a) seduzir, (b) cativar e (c) persuadir.
Seduzir: uso de medidas para despertar o apaixonamento e o interesse sexual: flerte, insinuação sexual, tática " tratamento quente - frio" (alternar momentos de demonstração de interesse com momentos de indiferença pela pessoa que está sendo conquistada), etc.. Essa tática é usada principalmente pelos eróticos, maníacos e lúdicos.
Cativar: uso de medidas para aumentar a confiança e a amizade com quem está sendo conquistado: respeitar, ouvir com empatia, apoiar, ser prestativo, etc. Essa tática é usada principalmente pelos estórgicos.
Persuadir: uso de medidas para ressaltar as qualidades do conquistador como parceiro amoroso. Exibir discretamente posses, mencionar planos econômicos ambiciosos, exibir um estilo de vida que seja muito desejável, etc.. Essa tática é usada principalmente pelos pragmáticos.
Muitas pessoas conquistam seus parceiros amorosos sem fazer uso intencional de nenhuma dessas táticas. As formas naturais de ser e agir dessas pessoas e suas aparências já atraem e conquistam seus parceiros.
Todas essas táticas de conquista têm efeitos positivos sobre quase todas as pessoas. No entanto, os seus graus de eficácia dependem dos estilos de personalidade e habilidades daqueles que as empregam e dos estilos de amor de quem está sendo conquistado. Em seguida, vamos examinar algumas das táticas específicas que funcionam melhor para cada um dos estilos de amor do alvo da conquista.

A eficácia da tática de conquista depende do estilo de amor

Vou usar aqui a teoria "Estilos de Amor", de John Alan Lee, para classificar os estilos de amor. (Para entender melhor essa teoria, veja o meu artigo "Qual é o seu estilo de amor", postado em 01/03/2013, neste Blog).
Estórgicos
Estorge é um tipo de amor que nasce a partir de uma amizade. Portanto, para conquistar quem tem esse tipo de amor é necessário, antes de qualquer coisa, desenvolver uma boa dose de amizade. No entanto, quem trilha esse caminho deve tomar cuidado para não neutralizar o interesse amoroso de quem está tentando conquistar. Por exemplo, o conquistador não deve esquecer que o parceiro tem atrativos como homem ou mulher e concentrar-se apenas nas manifestações de aceitação, apoio e respeito. Ou seja, quem usa essa tática deve tomar cuidado para não inviabilizar ou esterilizar a admiração e a esperança amorosa de quem está tentando conquistar e, ao mesmo tempo, deve fazer que esta pessoa sinta certa dose de insegurança sobre o interesse do conquistador (esse são os ingredientes do amor, segundo Stendhal). Ou seja, quem usa essa tática deve tomar cuidados para que o parceiro perceba como um amigo, mas, ao mesmo tempo, como um homem ou uma mulher e vice-versa.
Eros
Eros é um tipo de amor baseado em grande parte na atração física pelo parceiro e no fascínio que este exerceu imediatamente em quem está se apaixonando (este tipo de atração sentida por quem tem este tipo de amor já recebeu nomes como: "atração instantânea", "fator macho / fêmea", "química", etc). Portanto, para conquistar quem é Eros é necessário causar impacto logo de cara ou, quando o conquistador e o conquistado já se conhecem, é necessário tomar medidas para reinstalar ou aumentar esse tipo de atração como, por exemplo, melhorar a forma física, mudar a aparência e comportamentos para acentuar as características típicas de cada gênero. Afirmação de uma pessoa Eros que entrevistei: “Se uma pessoa não causa um impacto imediato em mim, um frio na barriga, não adianta ela ser boazinha e amistosa, porque isso não vai me conquistar”.
Mania
Quem tem esse tipo de amor é possessivo, inseguro e ciumento. Essas pessoas precisam de confirmação contínua dos sentimentos que as outras pessoas têm por elas. Geralmente os maníacos são muito vulneráveis à tática “quente – frio”: o conquistador, em certos momentos, mostra muito interesse amoroso e, em outros, mostra indiferença pela pessoa que quer conquistar. Quando isso acontece, essa pessoa passa a pensar continuamente no conquistador e fica ávida pelos seus sinais de interesse amoroso.
Pragma
Os pragmáticos são muito práticos e racionais na hora de escolherem e se ligarem amorosamente a um parceiro. Quem tem esse estilo de amor possui uma espécie de lista daquilo que buscam em um parceiro. Essa lista é constituída por qualidades, atributos, compatibilidade e posses que tornarão a vida conjugal com o parceiro muito agradável, segura e confortável. O pragmático dá menos valor para a paixão e para o sex appeal do parceiro do que os eróticos e maníacos, por exemplo. O pragmático está mais interessado no lado prático da vida.
A conquista das pessoas que têm o amor Pragma tem mais chance de sucesso quando o conquistador se esforça para mostrar que possui os atributos e as condições procuradas pelo pragmático: boas condições ou perspectivas econômicas, boa inserção social, racionalidade para ganhar e gastar dinheiro, etc.
Ágape
Os agápicos no amor são aquelas pessoas que se envolvem amorosamente  com parceiros que precisam de cuidados e ajuda. Quem tem esse tipo de amor adora ajudar o parceiro a vencer na vida, a cuidar mais de si e a resolver seus problemas.
Um estudo recente verificou que gostamos mais daquelas pessoas que ajudamos do que daquelas pessoas que nos ajudam. Por exemplo, gostamos dos nossos filhos dependentes e dos animaizinhos que cuidamos. O rapaz que paga lanche para os colegas não aumenta muito as chances que estes venham a gostar deles.
A maneira de conquistar quem tem o estilo de amor Ágape é solicitar sua ajuda e mostrar-se carente de cuidados.
Ludos
Os lúdicos no amor são aqueles que têm muito prazer na conquista, mas logo se desinteressam daqueles que já conquistaram. Os lúdicos geralmente tentam conquistar qualquer pessoa razoavelmente interessante que passe pela sua frente e que não demonstre um grande interesse imediato por eles (o amor para eles é uma espécie de vídeo game: não se interessam por jogos muito fáceis e por jogos que já aprenderam a ganhar).
Para conquistá-los, portanto, basta fazer-se de interessante e mostrar pouco interesse por eles. Essa conquista, é claro, provavelmente produzirá frutos por pouco tempo ("O amor é eterno enquanto dura").
 Claro que essas táticas de conquista apresentadas aqui são apenas uma grande simplificação da realidade. Por exemplo, a grande maioria das pessoas se identifica com mais que um estilo de amor (possui um amor "misto"). Além disso, a eficiência das táticas de conquista pode variar de acordo com a personalidade do conquistador e de quem está sendo conquistado e com as condições presentes e passadas de cada um (por exemplo, uma pessoa que se decepcionou com um amor Estórgico porque "era muito monótono” pode ficar sensível às táticas eficientes para conquistar um amor do tipo Mania, porque este amor é mais emocionante).

Nenhum comentário: