Currículo da Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW

Este currículo da Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW foi concebido para fornecer aos estudantes as habilidades essenciais de comunicação gráfica e visual que poderão usar para aumentar praticamente cada aspecto de seus trabalhos escolares e, posteriormente, usar em suas carreiras profissionais. Estes 10 módulos de aprendizagem incluem planos de aula para professores e lições autoguiadas para estudantes dos níveis de ensino médio e técnico. Estes planos de aula suportam diretamente os requisitos* do currículo básico, com estudos de unidades e treinamento em vídeo, assim como o desenvolvimento cognitivo e interpessoal das habilidades. Cada programa completo inclui folhas práticas, folhas de exercícios, planos de aula e modelos.
* Embora este currículo seja baseado nos padrões de tecnologia ISTE NETS*S dos EUA, os professores e os estudantes do mundo inteiro tirarão proveito dos valiosos conceitos de design e dos modelos úteis contidos nestes planos de aula.

Lição 1: Conhecer o espaço de trabalho e as fontes/Criar uma capa simples de relatório

Os estudantes se familiarizarão com as noções básicas do CorelDRAW, como criação e salvamento de documentos, utilização de fontes, redimensionamento, rotação e movimentação de documentos, e obtenção de ajuda. Em seguida, criarão uma capa de relatório contendo uma borda de página, uma imagem de uma fonte de símbolo, um título com texto artístico e texto de parágrafo. Os assuntos sugeridos para discussão incluem questões legais sobre o uso de fontes, problemas de                                                              design e segurança de download de "fontes grátis" na Internet.

Lição 2: Usar a caixa de ferramentas/Usar cores

Os estudantes aprenderão a identificar ferramentas na caixa de ferramentas e a usar diversas ferramentas comuns para criar um folheto de meia página para um convite de festa. Aprenderão a usar cores e descobrirão diversas maneiras de aplicar cores a um objeto e/ou a seu esboço. Os assuntos sugeridos para discussão incluem cores reflexivas contra cores diretas, e como isto se relaciona a cores e telas RGB e CMYK contra cores impressas.

Lição 3: Desenhar e editar objetos/Criar um cartão

Os estudantes aprenderão as noções básicas de uso de gráficos vetoriais e edição de nós para gráficos e texto, criando um cartão com duas dobras horizontais para um evento de sua preferência. No processo, trabalharão com disposições layouts de várias páginas e a caixa de diálogo Visualização de impressão, e importarão e editarão clipart. Os assuntos sugeridos para discussão incluem as leis de direitos autorais que se aplicam a clipart e outros gráficos, e as maneiras de proteger imagens.

Lição 4: Usar fotografias em um cartaz inspirador

Os estudantes aprenderão a combinar imagens vetoriais e de bitmap ao criar um cartaz inspirador com página padrão (carta/A4) que deverá incluir pelo menos uma foto para acompanhar o texto. Os estudantes serão introduzidos ao programa Corel® PHOTO-PAINT™ e aprenderão a trabalhar com o CorelDRAW. Os assuntos sugeridos para discussão incluem como a edição de uma foto pode ser considerada ilegal, técnicas de fotografia digital e oportunidades de carreira em fotografia.

Lição 5: Usar um modelo para criar um boletim de notícias de duas páginas

Os estudantes aprenderão a trabalhar com modelos: abrir um arquivo de modelo existente, alterá-lo e criar seus próprios modelos. Ao criar um boletim de notícias de duas páginas, também aprenderão a usar texto em colunas, fluir o texto de coluna a coluna e de página a página, envolver o texto ao redor de gráficos e criar capitulações. Os assuntos sugeridos para discussão incluem a história e o uso de texto Lorem Ipsum, possíveis substituições modernas e a diferença de uso e de design entre boletins de notícias, blogues e outras mídias sociais.

Lição 6: Efeitos de bitmap e vetoriais

Os estudantes aprenderão a trabalhar com bitmap e efeitos vetoriais, camadas, lentes e máscaras ao criar uma colagem de imagens e texto para um assunto escolhido. O projeto do exercício será criado no CorelDRAW, mas os estudantes poderão usar as técnicas que aprenderam nos exercícios e nos cursos para criar uma colagem original no CorelDRAW, no Corel PHOTO-PAINT ou com uma combinação dos dois programas. Os assuntos sugeridos para discussão incluem o uso de técnicas de colagem em marketing e em campanhas de publicidade modernos.

Lição 7: Papel timbrado e mesclagem de dados

Os estudantes explorarão processos de design e de automatização à medida que criarem uma suíte de papel timbrado pessoal incluindo etiquetas de endereçamento. Serão introduzidos aos recursos de Impressão mesclada/Mesclagem de dados do CorelDRAW, bem como a ferramenta Preenchimento interativo. No final do módulo, deverão ser capazes de responder a diversas perguntas essenciais sobre identidade visual e o uso de listas de endereçamento personalizadas em marketing e em outras áreas. Os assuntos sugeridos para discussão incluem identificar o que é a identidade visual, por que é importante e se deve permanecer sempre igual.

Lição 8: Criar um folheto com três painéis para um negócio do estudante

Os estudantes criarão um folheto com três painéis para um negócio real ou imaginário de propriedade do estudante, começando com um modelo da caixa de diálogo Layout de página do CorelDRAW. No processo de aprendizagem sobre design de folhetos e de criação de materiais promocionais, descobrirão ferramentas úteis para a criação de texto e gráficos, como opções de layout de página, guias e ferramentas de extrusão e chanfro. Os assuntos sugeridos para discussão incluem como identificar informações essenciais a serem incluídas no folheto e como usar gráficos para estimular emoções.

Lição 9: Apresentação de slides

Os estudantes explorarão como adicionar efeitos de 3D a textos e objetos. Usarão Legendas e Conectores para criação de gráficos, a ferramenta Elipse para desenhar formas da torta e as ferramentas Tabela e Formatação de parágrafos para layouts. No final, criarão uma apresentação de slides que incluirá tabelas, gráficos e efeitos de bitmap em 3D. Os assuntos sugeridos para discussão incluem encontrar e avaliar a eficácia das apresentações de slides existentes.

Lição 10: Usar scripts e macros para criar um calendário

Os estudantes usarão uma macro pré-gravada no CorelDRAW para criar um calendário pictórico de 12 meses. Também gravarão uma macro curta usando o recurso Desencaixar janela de encaixe no CorelDRAW. Os assuntos sugeridos para discussão incluem a identificação da diferença entre uma macro e um script, aprender como escrever um script e considerar as questões de segurança que cercam o uso de scripts baixados na Internet.

Nenhum comentário: