Compare o posicionamento das operadoras sobre o modelo de franquias

Algumas empresas já oferecem planos com franquias, mas não aplicam o bloqueio ou a redução da velocidade quando consumidor extrapola o limite contratado


As operadoras de telefonia iniciaram uma discussão que pode terminar com o fim da internet fixa ilimitada no Brasil. Apesar de toda a polêmica gerada entre consumidores e associações, na prática, os planos oferecidos hoje por algumas empresas já possuem limites de franquia. É o caso da Vivo/GVT, Net e Oi, que trabalham com limites também nos pacotes de banda larga fixa. O que ocorre, contudo, é que essas empresas não cortam ou reduzem a velocidade da internet quando o consumidor extrapola a franquia contrata, prática que elas prometem adotar a partir de agora, condicionando o consumo extra de dados à contratação de pacotes adicionais.
O governo discute com as operadoras que pretendem mudar a forma de entrega dos serviços, a possibilidade de manter pacotes de internet fixa ilimitada. Neste caso, o consumidor pagaria a mais para usar a internet sem limitações de velocidade. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que regula o setor no país, disse que a tentativa de impedir que as operadoras coloquem limite na internet fixa pode elevar o preço do serviço ou até mesmo reduzir a qualidade.
Veja o que oferecem as operadoras de telefonia hoje:

1 - VIVO/ GVT

POSSUI LIMITE DE FRANQUIA?

SIM

PLANOS

Operadora tem pacotes que começam com velocidade de 4 Mbps e franquia de 50 GB e chega até a oferta de 300 Mbps e franquia de 300 Gb.
POSICIONAMENTO

Para quem aderir entre dois de abril e 30 de junho, a Vivo disponibiliza um “termo promocional”. O documento assegura a permanência da internet ilimitada, dentro da velocidade contratada, até 31 de dezembro deste ano.
Os novos contratos da Vivo, no entanto, já deixam claro que após esse prazo a operadora passará a restringir o serviço. Ao atingir o limite mensal de utilização de dados, o cliente terá o acesso à internet bloqueado ou reduzido, a depender de determinação da empresa. A franquia é retomada com a quantidade máxima de dados no início do próximo mês.

2. COPEL TELECOM

Disponível apenas no Paraná
POSSUI LIMITE DE FRANQUIA?
NÃO
PLANOS
A empresa possui três pacotes com velocidades de 50 MBps, 75 MBps e 150 MBps.
POSICIONAMENTO
A Copel Telecom anunciou que não vai adotar franquias em seus planos. “Encontramos um caminho com nossa tecnologia e criamos um modelo de negócio que nos permite fazer algo diferenciado. Não vamos mudar nossa convicção do que é o melhor para o consumidor”, diz o diretor-presidente da operadora, Adir Hannouche.

3. NET

POSSUI LIMITE DE FRANQUIA?
SIM
PLANOS
Na Net, os pacotes disponíveis começam com velocidade de 512 Kbps e franquia de 10 Gb até planos de 60 MBps e franquia de 150 Gb.
POSICIONAMENTO
A NET especifica que a contagem da utilização do serviço poderá se dar por dia, por horário e por destino do tráfego de dados. Outra ressalva que a empresa faz é que, caso o cliente não utilize todos os dados contratados no mês, os mesmos não são acumulados para o ciclo seguinte. Em caso de consumo total do pacote, a empresa reduzirá a transmissão de internet para a velocidade mais baixa oferecida (512 Kbps). Caso deseje, o assinante poderá adquirir uma franquia de dados complementar, também não cumulativa, para utilização até o final do respectivo mês.

4. OI

POSSUI LIMITE DE FRANQUIA?
SIM
PLANOS
Operadora oferece pacotes com velocidade inicial de 300 Kbps e franquia de 60 Gb até velocidade de 35 MBps e franquia de 130 Gb.
POSICIONAMENTO
A Oi informa, nos contratos de banda larga, que pode reduzir a velocidade contratada pelo assinante para 300 Kbps em caso de utilização total do pacote de dados. A política não é novidade para a empresa. Por enquanto, porém, o termo é utilizado mais como um escudo jurídico do que como uma restrição real.

5. TIM

Disponível apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo
POSSUI LIMITE DE FRANQUIA?
NÃO
PLANOS
Empresa oferece planos com velocidade inicial de 35 MBps até ofertas de 1 Gb
POSICIONAMENTO
“Não vamos implementar limite de franquia na banda larga fixa”, explica Rodrigo Abre, presidente da TIM Brasil, no site da empresa.

6. ALGAR

Disponível em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo
POSSUI LIMITE DE FRANQUIA?
NÃO
PLANOS
A operadora oferece pacotes com velocidades a partir de 2 MBps até 200 MBps
POSICIONAMENTO
A operadora explica que “trabalha para entregar uma conexão de qualidade e não prevê mudanças na oferta desse serviço, a não ser que seja necessário, para garantir mais qualidade aos usuários”.
*Colaborou: Cecília Tümler

Nenhum comentário: