Como alterar o DNS no roteador D-Link e melhorar sua Internet

As operadores de Internet oferecem servidores próprios de DNS, serviço responsável por converter enderenços de IPs dos sites em nomes amigáveis. Entretanto, nem sempre os códigos são as melhores opções, podendo falhar e ou apresentar lentidão. Para contornar esses problemas, algumas alternativas confiáveis, como o OpenDNS e o Google Public DNS podem ajudar.
Confira a dica e saiba como fazer a configuração do DNS de forma manual em aparelhos da D-Link. Para a mudança, você precisará saber o endereço de IP do seu roteador e o nome de usuário e senha para acesso ao aparelho.
Passo 1. No navegador, digite o endereço de IP do roteador (geralmente 192.168.1.1) e pressione Enter. Feito isso, entre com o nome de usuário e senha do roteador;
Acesse a página de administração do roteador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse a página de administração do roteador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 2. A página de administração do aparelho será carregada. Nela, abra a aba “Avançado”;
Abra as configurações avançadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra as configurações avançadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Agora, na barra lateral esquerda da página, clique em “DNS”;
Acesse as configurações de DNS (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as configurações de DNS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 4. Marque a opção “Definir DNS manualmente” e entre com os endereços dos servidores DNS que você quer usar. Por fim, clique em “Aplicar Alterações” para salvar.
Configurando um endereço DNS manual (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configurando um endereço DNS manual (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Pronto. Dessa forma, você poderá alterar o endereço DNS do seu roteador para resolver problemas relacionados à lentidão para carregar determinados sites ou a falhas de conexão.

Nenhum comentário: