COMO FAZER UMA INTRODUÇÃO IRRESISTÍVEL: SIMPLES TÉCNICAS DE REDAÇÃO PARA VOCÊ NUNCA MAIS CAUSAR UMA PÉSSIMA PRIMEIRA IMPRESSÃO

Como escrever uma introdução (1)
Como fazer uma introdução se tornar memorável e tão atraente que irá incentivar o leitor a continuar lendo seu texto, independente do tema?
Pense comigo: Você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão.
Estudos comprovam que 79% dos leitores escaneam páginas na internet.
Ou seja… eles não lêem palavra por palavra, mas apenas aquelas que chamam sua atenção.
E para piorar, 50% dos usuários só lêem as primeiras 111 palavras de um artigo.
O que isso significa?
Que na teoria, metade dos leitores desse artigo já deixaram essa página. (ou será que não?)
“Teoria” porque a maioria dos blogs e sites não usam estratégias sobre como fazer uma introdução memorável.
Escrever não é fácil, mas nesse artigo você aprenderá a criar uma introdução tão envolvente que será praticamente impossível seu leitor não continuar lendo.
Continue lendo para saber mais sobre:
  • A diferença gritante entre a morte ou o passaporte para o sucesso do seu texto.
  • Como começar uma introdução.
  • 5 tipos irresistíveis de introduções para explorar e prender a atenção dos seus leitores.
  • Como não começar uma introdução.
  • Técnicas de redação: 5 dicas simples para melhorar drasticamente sua escrita.
Ao final dele, você entenderá de uma vez por todas como deixar as introduções dos seus textos impossíveis de serem ignoradas.
Parece interessante? Então compartilhe esse post com seus amigos na esperança de espalharmos mais rapidamente essa mensagem sobre como fazer uma introdução para textos memoráveis.

INTRODUÇÃO: A DIFERENÇA GRITANTE ENTRE A MORTE OU O PASSAPORTE PARA O SUCESSO DO SEU TEXTO

Como escrever uma introdução (3)
Você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão.
A sua introdução deve servir como guia para todo o restante do texto.
Falhar em captar a atenção do leitor através de um excelente título e uma introdução matadora é ter a certeza de que seu texto será apenas mais uma ideia que morreu por não ser interessante o suficiente.
Mas não se preocupe…
Esse artigo irá ensinar você como fazer uma introdução memorável ser o passaporte para o sucesso do seu texto.
Então, quando você estiver preparado para criar esses tipos de introduções envolventes, escrever todo o restante do texto se tornará uma tarefa bem mais simples.
E antes de entrarmos nos detalhes sobre como começar uma introdução eu preciso ser breve e deixar claro para que estejamos na mesma página: o que é uma introdução?

O que é uma introdução

Como escrever uma introdução (4)
introdução de um texto significa seu início ou o começo. É o ato ou efeito de introduzir.
Você nunca deve começar o desenvolvimento do seu texto sem antes ter uma introdução.
Parece muito básico ou óbvio?
Por mais básica que essa ideia seja, a grande maioria dos blogs e sites que produzem constantemente conteúdo na internet falham desastrosamente.
Você já percebeu como eles iniciam seus textos já explicando um conceito, sem antes preparar o terreno sobre o porquê eles irão explicar algo ou qual é o real problema que eles irão solucionar com um artigo?
Perceba como fizemos na introdução desse texto que você está lendo:
Como fazer uma introdução se tornar memorável e tão atraente que irá incentivar o leitor a continuar lendo seu texto, independente do tema?
Pense comigo: Você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão.
Estudos comprovam que 79% dos leitores escaneam páginas na internet.
Ou seja… eles não lêem palavra por palavra, mas apenas aquelas que chamam sua atenção.
E para piorar, 50% dos usuários só lêem as primeiras 111 palavras de um artigo.
Nós poderíamos iniciar esse texto já escrevendo sobre técnicas de redação ou exemplos de como começar uma introdução.
Porém, o texto perderia sua “magia”, contexto e um rápido ritmo de leitura.
Sabendo disso, como podemos começar uma introdução?

COMO COMEÇAR UMA INTRODUÇÃO

Como escrever uma introdução (5)
Você já percebeu como geralmente as introduções do Viver de Blog começam com uma pergunta?
Perguntas são uma ótima forma de captar a atenção do leitor rapidamente.
Use perguntas que provoquem sentimentos, emoções no leitor. Crie loops emocionais que precisam ser fechados futuramente, como:
  • “Você já sentiu isso?”
  • “Você já passou por essa situação?”
  • “Você acredita nisso?”
Todas as perguntas acima abrem um loop que será fechado futuramente, mas não agora.
A introdução do seu conteúdo memorável precisa “vender” o restante do seu artigo, mas sem entregar tudo logo no início.
Portanto, quando falamos sobre abrir loops, estamos despertando gatilhos mentais como antecipação e curiosidade.
Uma pergunta como “você já sentiu isso?” deixa as pessoas mais ansiosas para descobrir o que está por vir.
Esses são pequenos “truques” que você pode usar na produção de texto para deixá-lo mais atrativo, convidando o leitor para continuar lendo, mesmo que ele não perceba que está tomando uma decisão no seu inconsciente.
Como escrever uma introdução (6)
Uma boa fórmula para você usar nas introduções do seu conteúdo é:
  1. Faça uma pergunta abrindo um loop emocional.
  2. Coloque uma lista do que você irá abordar ao longo do artigo. Pode ser um simples resumo dos tópicos que você irá abordar.
  3. Reforce a chamada para o leitor continuar lendo.
Esse ponto 3 é importante. Se você analisar vários artigos do Viver de Blog, verá que no final de cada introdução reforçamos a mensagem:
Continue lendo esse artigo para saber mais sobre …”
Destacamos o trecho “continue lendo” em negrito e coloco o assunto do artigo no final dessa frase.
Essa é uma fórmula simples e efetiva que você pode usar nos seus artigos para criar uma introdução poderosa.
Portanto, continue lendo esse artigo para saber mais sobre como fazer uma boa introdução. 😉

COMO FAZER UMA BOA INTRODUÇÃO: 5 EXEMPLOS DE INTRODUÇÃO PARA PRENDER A ATENÇÃO DE SEUS LEITORES

Como escrever uma introdução (7)
Uma boa introdução pode quebrar ou alavancar seu texto.
É o primeiro contato após o título e seu único dever é incentivar o leitor a continuar lendo a próxima sentença.
E a próxima…
E a próxima…
E a próxima…
Até que ele chegue ao final de um artigo de 6.000 palavras, por exemplo, e sinta como se o relógio tivesse congelado e sua noção de tempo e espaço tivesse sido transformada.
Esse é o poder de um artigo memorável.
Conheça os 5 exemplos de introdução para prender a atenção de seus leitores.

Exemplo de introdução #1: Perguntas

Como escrever uma introdução (8)
Artigo com esse exemplo de introdução no Viver de Blog:
Como é a introdução desse artigo:
Você já sentiu isso?
Aquele frio na barriga e o coração batendo mais forte?
Você não sabe o que, mas alguma coisa está dizendo que dessa vez será diferente. Não serão apenas palavras de mudanças, mas verdadeiros atos corajosos para embarcar de vez em uma nova jornada. Uma jornada que você sempre sonhou e desejou percorrer.
Você sente as ideias fluírem dentro de você. Você está confiante. Você sabe que o seu trabalho é tornar essas ideias livres, soltas e que existe um mundo desesperado por esse tipo de informação.
Mas você está com medo.
Você tem medo de largar o seu emprego e viver sem uma fonte constante de renda. Você tem medo dos olhares críticos e desconfiados dos seus familiares e amigos, quando eles ouvirem que a internet é agora o seu lugar de trabalho. Você tem medo de passar fome, de não ter como pagar suas contas e saber que seus familiares não poderão contar com você.
E acima de tudo?
Por que essa é uma boa introdução?
Esse é provavelmente o exemplo de introdução mais fácil e efetivoque você pode abordar no seu texto.
Começar com uma pergunta é entrar na mente das pessoas, escrevendo exatamente o que elas estão pensando sobre o tema do seu artigo.
As perguntas quando vagas e carregadas de sentimentos possuem uma função poderosa: a criação de loops.
Loops são portas de curiosidade que você abre na mente do seu leitor para fechá-las somente no decorrer do seu texto.
Quando você lê uma pergunta, mesmo que vaga, do tipo “você já sentiu isso?” automaticamente seu pensamento não consegue ignorar o fato de que existe uma informação incompleta e que precisa ser resolvida.

Exemplo de introdução #2: Histórias

Como escrever uma introdução (9)
Artigo com esse exemplo de introdução no Viver de Blog:
Como é a introdução desse artigo:
Stephanie era uma funcionária de uma grande empresa Telecom na França em busca de um direito básico esquecido pelas grandes corporações: a qualidade de vida no trabalho.
“Era” porque, aos seus 32 anos, ela escreveu suas últimas palavras em um email enviado ao pai, pouco antes de se jogar da janela do escritório:
“O meu chefe não sabe, obviamente, mas serei a 23ª funcionária a se suicidar. Não aceito a nova reorganização do serviço. Vou mudar de chefe e, para passar por aquilo que eu vou passar, prefiro morrer. Deixo no escritório a bolsa com as chaves e o celular. Levo comigo a minha carta de doadora de órgãos, nunca se sabe. Não gostaria que você recebesse uma mensagem desse gênero, mas estou mais do que perdida. Quero-lhe bem, papai”.
Por que essa é uma boa introdução?
Histórias, quando bem escritas, tem o poder de criar conexões em grande profundidade.
As pessoas que contam e acreditam em histórias iguais possuem valores semelhantes.
A visão de mundo que temos é, simplesmente, uma coleção de histórias sobre fatos que acreditamos.
Logo, uma boa história é fundamental para criar uma sensação de “nós”, de união e conexão.
Nesse exemplo, ficamos indignados com o suicídio da Stephanie por causa de uma péssima qualidade de vida no trabalho, algo tão comum hoje em dia em pequenas e grandes empresas.
A carta ao pai dela reforça o lado emocional da história e traz valores e situações universais.
No caso, a visão negativa sobre um chefe e a conexão com um pai.

Exemplo de introdução #3: Citações

Como-escrever-uma-introdução-(35)
Artigo com esse exemplo de introdução no Viver de Blog:
Como é a introdução desse artigo:
Words have the power to both destroy and heal. When words are both true and kind, they can change our world. – Buddha
As palavras tem o poder de curar ou destruir. Quando as palavras são verdadeiras e generosas, elas podem mudar nosso mundo.
Por que essa é uma boa introdução?
As citações resumem grandes conceitos em pequenas, mas poderosas palavras.
Transferem autoridade do autor(a) da citação.
No caso, a frase de Buddha reforça como as palavras podem curar ou destruir.
O artigo trata de frases inspiracionais e, portanto, uma citação seria a introdução perfeita.
Quando estiver na dúvida sobre como começar uma introdução ou tiver uma ideia complexa para descrever, apoie-se nas citações.
Uma citação correta colocará você em um nível de autoridade e admiração mais profundo com seu leitor.

Exemplo de introdução #4: Estatísticas

Como escrever uma introdução (11)
Artigo com esse exemplo de introdução no Viver de Blog:
Como é a introdução desse artigo:
As redes sociais são um fenômeno incrível da nossa geração e as estatísticas são, no mínimo, surpreendentes:
  • O Facebook possui mais de 1.5 bilhão de usuários ativos em sua plataforma.
  • No Twitter, mais de 350 mil tweets são enviados por minuto.
  • O Instagram contabiliza mais de 1 milhão de curtidas por minuto.
  • No Youtube são assistidas mais de 6 bilhões de horas em vídeo por mês.
  • O LinkedIn possui mais de 400 mil usuários em sua rede.
Por que essa é uma boa introdução?
Dados e estatísticas reforçam conhecimento e autoridade sobre o assunto.
Ao iniciar seu artigo com esse recurso, você está mostrando o tema de seu artigo de uma maneira mais ampla, apoiando-se em números reais para desenvolver seu texto mais adiante.
Boa parte dos seus leitores terão uma visão mais analítica e irão se conectar melhor com você quando você oferecer dados e números que comprovem sua tese.
Porém, não esqueça de se conectar de alguma forma com o lado emocional das pessoas.
Apresentar somente números e estatísticas sem adicionar histórias ou sentimentos envolvidos pode deixar seu texto “chato” e difícil de ler.

Exemplo de introdução #5: Problemas

Como escrever uma introdução (12)
Artigo com esse exemplo de introdução no Viver de Blog:
Como é a introdução desse artigo:
Ganhar Dinheiro Online é um sonho de muitos para poucos.
Promessas de ganhar dinheiro fácil são vendidas como mate gelado em feriado de sol na praia de Copacabana.
Esses falsos gurus colocam histórias de como ganham mais de R$ 20.000 por mês e mostram recibos, imagens e cheques do dinheiro recebido.
Até esse ponto, é até possível acreditar, mas o problema aparece quando eles escrevem “ganhar dinheiro online é fácil. Qualquer um pode conseguir com pouco esforço. Saiba como ganhar dinheiro na internet dormindo.”
Se você também já está de saco cheio dessas ilusões, esse artigo irá mostrar exatamente o que você precisa saber:
A verdade. Nua e crua.
Por que essa é uma boa introdução?
A maioria das pessoas está na internet para resolver um problema específico.
  • “Como escrever bem?”
  • “Como escrever um artigo?”
  • “Como fazer uma introdução?”
Reconhece essa última? E é até provável que você tenha chegado nesse artigo para solucionar esse problema.
Somos fascinados pelo desconhecido. Adoramos solucionar problemas. É nosso instinto de sobrevivência e progresso.
Portanto, ao começar uma introdução apresentando um problema, você logo se conecta com seu leitor.
Você transparece para ele que entende o problema dele e está ali para oferecer uma solução baseada em tudo o que você aprendeu.

MARKETING VIRAL: COMO PRODUZIR CONTEÚDOS ALTAMENTE CONTAGIOSOS

marketing viral
É impossível escapar do marketing viral no mundo das redes sociais.
São milhares ou milhões de compartilhamentos, curtidas e comentários para um único conteúdo.
Números que surpreendem e extrapolam nossa capacidade de entendimento, certo?
Errado.
Às vezes pode parecer difícil entender por que um conteúdo viralizou, entretanto com um pouco de atenção conseguimos perceber algumas características universais entre esses materiais virais.
E o que é marketing viral? Como você pode entender, aprender e aplicar um conjunto de estratégias que aumentam (e muito) as chances do seu conteúdo viralizar?
Não é preciso ser um gênio para entender o poder dos conteúdos virais.
viralidade alcança números impressionantes de acessos, e além de distribuir o conteúdo de forma muito eficiente, funciona como uma ótima prova social.
Os conteúdos virais são impossíveis de serem ignorados. Aumentam nossa adrenalina, provocam intensas emoções e garantem um altíssimo nível de compartilhamentos.
E também são uma  poderosa ferramenta para:
  • Divulgar sua marca
  • Disseminar seu conteúdo
  • Aumentar o engajamento dos seus usuários
Mas como viralizar?
Que tipo de conteúdo é mais popular?
Qual é a emoção que garante mais compartilhamentos?
Se você já teve essas dúvidas não deixe de ver esse infográfico abaixo com tudo o que você precisa saber sobre marketing viral.
Nele você vai aprender:
  • Quais são os tipos de conteúdos que viralizar
  • O que leva as pessoas a compartilharem
  • O que um material precisa ter para se tornar viral
Parece interessante? Então baixe o infográfico completo em alta resolução aqui ou veja a imagem abaixo para aprender como conteúdos viralizam na internet.
infográfico marketing viral