Poucos são os que dominam a linguagem publicitária. Esse é o diferencial.
Meu nome é Bruno Ávila e sou formado em
comunicação, mais precisamente em publicidade e propaganda. Porém, por
vocação, sou web designer. Afinal, comecei a fazer sites com 15 anos de
idade quando a internet chegou até as pessoas comuns em 1995.
Com a formação em publicidade tive a oportunidade de
conhecer agências e trabalhar em empresas de comunicação tradicionais.
Essa experiência com internet, programação e comunicação fez com que eu
conhecesse duas realidades aparentemente distintas mas que hoje caminham
bem próximas.
Estou falando de duas ciências bem diferentes. A ciência
humana (comunicação) e a ciência exata (informática). Um trabalha com o
abstrato. O outro com lógica. Um trabalha com comunicação com humanos.
Outro trabalha com comunicação com máquinas.
A internet é mais que uma rede de computadores. É uma imensa rede de gente.
Hoje é fundamental que o profissional de criação ou de sistemas web tenha conhecimento em comunicação. Pois internet não é apenas uma ferramenta. Internet é um meio de comunicação.Com a internet o profissional de TI está mais próximo do profissional de rádio, jornal e televisão. Lidam, tratam e fazem parte da geração de conteúdo que nada mais é que comunicação. Os profissionais do Google, ao criarem um sistema de busca de notícia, precisam entender como uma notícia funciona, o que é uma manchete, o que é um lead, uma foto-chamada e jargões jornalísticos para apresentarem essas informações da melhor maneira possível. O programador, ao criar um sistema de e-commerce, tem que entender o processo de divulgação e venda do produto, assuntos ligados diretamente a publicidade, marketing e administração.
Com a internet, do nada, o profissional de TI se viu mergulhado num veículo de comunicação poderoso quando antes via aquilo apenas como uma rede gigantesca ligando um computador ao outro.
Existe nesse exato momento milhares de empresas buscando profissionais para melhorarem os seus sites mas não encontram ninguém.
Sei que você deve estar pensando “Ah, Bruno,
mas tem empresário aí querendo pagar 100 reais por um site complexo!
Dizendo que sobrinho fez por 50 reais e quando você vai ver, foi todo
feito no Wix”.
Sim, isso é realidade e há 18 anos que escuto a mesma
reclamação. Acho que desde o primeiro ano de internet essa reclamação já
existia. :)
Porém eu nunca reclamei dos sobrinhos que cobram barato
por um trabalho ruim, nunca tive raiva deles e mesmo assim nunca me
faltou trabalho nem perdi dinheiro por essa tal concorrência desleal.
Por que será? Vamos tentar chegar a resposta vendo minha experiência
como web designer e professor.
No consagrado curso de Design Web que ministro desde 2006
tive a oportunidade de analisar mais de 10 mil layouts. Isso me deu uma
experiência enorme em relação a criação de layouts e no contato com
esses alunos.
Após analisar 10 mil layouts vi que a maioria dos que reclamavam dos sites ruins dos “sobrinhos” vendidos por R$100 também faziam layouts ruins.
Logo, aqueles que faziam sites bem feiozinhos e cobravam 100 reais eram concorrentes diretos daqueles que cobravam R$1000 e também só faziam sites ruins. E nessa disputa, logicamente, os que vendiam por R$100 ganhavam.Já no caso dos alunos que faziam layouts de qualidade bem superior, esses não ligavam para os sobrinhos. Pois os concorrentes deles não eram os que vendiam layouts ruins por 100 reais, eram os maiores, que também faziam layouts melhores e por isso vendiam por um valor maior.
É bastante fácil entender esse processo e todos aqui que fazem sites hoje devem ter passado por isso, no início ter vendido seus sites por um valor bem abaixo do mercado e com o tempo irem aumentando esses valores. Isso ocorre pois primeiro você não tem portfólio, precisa criar trabalhos, logo não tem como cobrar mais pois o cliente dá um tiro no escuro por contratar você sem conhecer seu trabalho. Assim é difícil colocar o valor lá em cima. Se o seu trabalho for bom, com o tempo você será muito procurado e uma forma de controlar essa procura é aumentando seus preços. É a velha lei da oferta e da procura.
Quer cobrar valores mais altos por seus trabalhos? Então faça como eu mesmo venho fazendo nesses 18 anos, invista na sua profissão. Direcione aquele tempo que você iria gastar reclamando dos sobrinhos na melhora do seu trabalho e de seus layouts.
Pensando na falta de noções de comunicação entre profissionais de tecnologia, resolvi compartilhar com vocês todo minha experiência, revelando os conhecimentos que me ajudaram até agora a chegar onde estou. Estou falando do curso Criação Publicitária para Web
Neste curso irei mostrar como a publicidade
pode ajudá-lo desde a criação de sites para seus clientes até na
divulgação do seu trabalho. Você terá um contato próximo e intenso com
disciplinas que até então somente uma faculdade de publicidade podia lhe
oferecer como redação publicitária, roteiro de vídeos, técnicas
criativas, briefing, brainstorming, como criar layouts com foco
publicitário, etc.
A grande novidade é a versão Plus
do consagrado curso de Criação Publicitária Web, totalmente revisto e
atualizado, com diversas modificações nas aulas anteriores, inclusão de
aulas sobre novas tendências da publicidade online e marketing digital,
seis novos briefings e acesso a um banco contendo mais de 350 análises
de trabalhos de criação de todos os alunos que já passaram pelo curso
Criação Publicitária Web.
O que você irá encontrar na versão Plus
50+
horas de aula
Serão 2 horas por aula incluindo vídeo + texto
351
histórico de análises
Você terá acesso a todo nosso banco de trabalhos e análises
6
trabalhos por aluno
Irei analisar através de áudio 6 trabalhos do aluno
6
meses de acesso
Você terá 6 meses de acesso ao curso para estudar quando quiser, na hora que quiser
Sobre o curso Criação Publicitária Plus
O aluno irá aprender os conhecimentos de
criação publicitária voltados para a Web. Complementar o ensino dos
cursos tradicionais de Web Design, cujo foco são apenas os softwares,
abordando temas pouco ou nunca explorados envolvendo comunicação e
publicidade.
Complementar também o aprendizado de estudantes de
Sistemas da Informação e TI que sabem produzir sites mas sentem
dificuldade em trazer o foco publicitário para seus trabalhos por nunca
terem entrado em contato com esta disciplina.
Abordaremos a importância das técnicas de redação
publicitária, processo criativo, estratégia publicitária e de
comunicação na criação de projetos para a web. O objetivo é promover
práticas e soluções de comunicação na elaboração de websites, banners,
blogs, hotsites e outros projetos web.
O aluno poderá praticar também a criação publicitária
através de 6 trabalhos onde eu, Bruno Ávila, irei avaliar e entregar uma
análise através de arquivo de áudio.
No final dos 3 primeiros meses todos receberão um
certificado de participação citando a quantidade de 50 horas/aula que
servirá como comprovação na disciplina de atividades complementares de
qualquer graduação.
A versão Plus é o consagrado curso de Criação
Publicitária Web porém totalmente revisto e atualizado, com diversas
modificações nas aulas anteriores, inclusão de aulas sobre novas
tendências da publicidade online e marketing digital, 6 novos briefings e
acesso a um banco contendo mais de 350 análises de trabalhos de criação
de todos os alunos que já passaram pelo curso Criação Publicitária Web.
Sobre Bruno Ávila
Bruno Ávila é publicitário, pós-graduando em Marketing
com ênfase em ambiente digital pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e
webdesigner desde 1996, quando iniciou a internet comercial no Brasil.
Abriu sua própria agência em 1997, atendendo grandes clientes
brasileiros. De 2001 a 2003 foi diretor de criação web do Grupo de
Comunicação O Povo.
Foi ganhador de três prêmios IBest, maior prêmio da Internet brasileira.
Hoje dirige a Ávila EAD, empresa voltada para soluções em
educação a distância. Ministra cursos específicos sobre Design,
Publicidade e Comunicação Web por onde já passaram mais de 10 mil
alunos.
Bruno é autor do livro "Quero ser um Web Designer", um
guia para os que desejam iniciar no mercado de web design, lançado pelo
Clube de Autores.
Possui artigos publicados nos mais importantes veículos
especializados sobre internet e mantém um blog dirigido aos web
designers e interessados no mercado e publicidade web.
Benefícios e Vantagens do Curso Criação Publicitária para Web Plus
Aulas revistas e atualizadas
Você terá acesso a aulas totalmente revisadas e atualizadas.
Inclusão de novas aulas
Mais foco em redação publicitária, criação para redes sociais e marketing digital
Acesso a 351 análises de criação
Você terá acesso a todo o nosso banco de análises que neste momento
conta com 351 áudios exclusivamente de trabalhos de criação
publicitária.
Mais análises individuais
O aluno do curso Criação Publicitária para Web terá a oportunidade de
produzir 6 trabalhos publicitários à partir de um briefing publicado por
mim, Bruno Ávila. Esse trabalho terá um prazo de entrega e dias depois
retornarei com sua análise em formato MP3 junto com o layout apontando
erros e acertos do layout.
Assista quando quiser
Todas as aulas com qualidade HD ficam armazenadas na sua área de aluno
para serem assistidas quando quiser durante o período do curso
Networking
Você participará de uma comunidade ativa, formada por web designers,
desenvolvedores e empreendedores de todo o Brasil, dispostos a fazer
networking e realizar trabalhos em conjunto.
Certificado
No final dos 3 primeiros meses todos receberão um certificado de
participação citando a quantidade de 50 horas/aula que servirá como
comprovação na disciplina de atividades complementares de qualquer
graduação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Criatividade na Web 1. O que é Criação Publicitária para Web?2. Diferenças entre criação publicitária para mídia tradicional x criação publicitária para Web
3. Pensamento lógico x Pensamento criativo
4. Os quatros estágios do processo de criação
5. Dominando a criatividade
6. Compreendendo a criatividade publicitária
7. O fator cliente e o relacionamento com a marca
8. Tipos de Idéias: analogia e metáfora visual, comparação visual, interpretação, realização, tendências, obsessão, exagero, personificação, paródia, testemunhal
9. Brainstorm
10. Definindo Estratégias
11. Inspiração, Plágios e Coincidências
Tipos e Características da Publicidade Web 12. Websites x Hotsites x Blogs como ferramentas de publicidade web
13. Tipos de criação web: banners, pop ups, email marketing, redes sociais, vídeos online, links patrocinados
14. Tabela de formatos padronizados de banners
15. Email Marketing x Spam
Redação publicitária para a Web 16. Junção de palavras e idéias
17. Casamento de imagem e texto
18. O Slogan
19. Texto publicitário para headers, conteúdo do site, Email Marketing, Banners e Links patrocinados
20. Roteiro publicitário para Vídeo Online
21. Como não fazer textos para a web
22. Palavras mágicas x Palavras que devemos evitar
23. Texto de depoimento/testemunhal
24. Sequência de emails e engajamento
Imagens publicitária para a Web 22. A escolha das fotos e imagens
23. O que não usar em fotos e imagens
24. Diferenças entre imagens Royalties Free, Right Managed e Free Images
25. Metacognição
26. Tratamento de fotos publicitárias para a Web
Práticas e Soluções feitas em aula 27. Como criar headers publicitários
28. Como criar banners de efeito publicitário
29. Websites com poder publicitário
30. Foto-chamadas, slideshows, textos e layouts com foco publicitário
NÃO FAÇA ESSE CURSO SE VOCÊ NÃO TIVER... Conhecimento básico em Fireworks, Photoshop, Corel Draw ou qualquer outro software voltado para a edição de imagens.
O CURSO DURA QUANTO TEMPO? O curso online de Criação Publicitária tem a duração de 3 meses. O aluno terá acesso livre aos textos, imagens e vídeos até o término da duração do curso.
GOSTOU? ENTÃO FAÇA PARTE DESTA TURMA Inclua a Criação Publicitária em seus trabalhos para a Web fazendo parte dessa turma. Curso com vagas limitadas.
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