Projeto Puma,Nova Fábrica :Klabin-Pr


Projeto Puma



  • Criada em 1899, a Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagem do Brasil, considerada a maior empresa integrada de celulose e papel no País e com embarques para mais de 70 países.
    •É uma empresa de capital 100% nacional, classificada no Nível 2 de Governança Corporativa da BM&FBovespa e controlada pela Klabin Irmãos e Cia.
    •Líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras.
    •Em 2012, a empresa registrou receita líquida de R$ 4,2 bilhões.
    •Seus produtos estão presentes no dia a dia das pessoas. Os papéis e cartões para embalagens, sacos industriais e embalagens de papelão ondulado conferem proteção e segurança a alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza, eletroeletrônicos, cimento, sementes, farinha de trigo, produtos químicos e outros.
  • Sustentabilidade
    •A sustentabilidade permeia todas as atividades relativas aos seus produtos e serviços, atuando de forma economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.
    •Pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, sistema que mescla florestas plantadas de pinus e eucalipto a matas nativas preservadas.
    •Primeira empresa do setor de celulose e papel no Hemisfério Sul a obter a certificação FSC® (Forest Stewardship Council®), que atesta uma gestão que conserva os recursos naturais, proporciona condições justas de trabalho e estimula boas relações com a comunidade.
  • Mantém o Programa de Fitoterapia desde 1984 que utiliza os múltiplos recursos das florestas da Klabin para a fabricação de produtos não-madeireiros.

    •Principal estrutura de apoio às atividades de manejo ambiental da Fazenda Monte Alegre (Telêmaco Borba – PR), o Parque Ecológico foi criado em 1980 pela Klabin e preserva a biodiversidade da flora e da fauna local.
    •Atua fortemente em projetos sociais como: Projeto Caiubi, Nossa Língua Digital, Meninas Cantoras, Fomento Florestal, Matas Legais, Passo Certo e Força Verde Mirim.
    •As iniciativas sociais da Klabin abrangem os mais diferentes campos, como saúde, assistência social, cultura e educação técnica e ambiental, com incentivo à atuação voluntária dos colaboradores por meio da associação Terra Viva.
  • Áreas de negócio
    •Está estruturada em três Unidades de Negócios:

    - Florestal
    Garante o fornecimento da matéria-prima (madeira) para o processo de produção de celulose, base para a produção dos papéis e cartões comercializados pela Klabin.

    - Papéis
    Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do país, produz papelcartão, papel kraft e reciclados.

    - Conversão (Embalagens de Papelão Ondulado e Sacos Industriais)
    Líder brasileira no setor de papelão ondulado, com a maior capacidade de produção do mercado nacional. Também detém a liderança no mercado nacional de sacos industriais e é a maior produtora de sacos industriais da América Latina.

    •Possui 15 unidades fabris em oito estados brasileiros e uma na Argentina:
    - Monte Alegre (Papéis para embalagens);
    - Otacílio Costa (Papéis para embalagens);
    - Correia Pinto (Papéis para embalagens);
    - Angatuba (Papéis para embalagens);
    - Piracicaba (Papéis Reciclados / Embalagens de Papelão Ondulado);
    - Guapimirim (Papéis Reciclados);
    - Goiana (Papéis Reciclados / Embalagens de Papelão Ondulado / Sacos Industriais);
    - São Leopoldo (Embalagens de Papelão Ondulado);
    - Itajaí (Embalagens de Papelão Ondulado);
    - Jundiaí Tijuco Preto e Distrito Industrial (Embalagens de Papelão Ondulado);
    - Betim (Embalagens de Papelão Ondulado);
    - Feira de Santana (Embalagens de Papelão Ondulado);
    - Pilar - Argentina (Sacos Industriais);
    - Lages 1 e 2 (Sacos Industriais);
  • Possui cerca de 14 mil colaboradores (diretos e indiretos) e realiza investimentos constantes no desenvolvimentos de pessoas, com foco nas competências de seus negócios.
  • Certificações
    FSC® (Forest Stewardship Council®)
    ISEGA
    ISO 9001
    ISO 14001
    ISO 22000
    OHSAS 180001

    Responsabilidade Ambiental

    O sistema de gestão ambiental da Klabin é certificado pela ISO 14001 e amparado por sua Política de Sustentabilidade e pelo conceito 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Tudo isso expressa o compromisso com a conservação dos recursos naturais e redução constante do uso de recursos não-renováveis.

    Programas de Biodiversidade

    A Klabin desenvolve um intenso trabalho para monitorar a biodiversidade de suas florestas, a partir da identificação de espécies consideradas raras ou em extinção. O programa, realizado em parceria com universidades, abrange levantamento de aves, mamíferos, répteis e espécies vegetais.
    Monitoramento de Espécies

    Programas de Controle Ambiental

    O principal foco do negócio é manter a harmonia entre eficiência na produção industrial e a preservação dos recursos naturais. A Klabin enfatiza ações para aperfeiçoar continuamente produtos e serviços, assim como controlar e monitorar os impactos de suas operações sobre o meio ambiente. Para isso, dispõe de programas voltados totalmente ao controle ambiental.
    Consumo de Recursos
    Resíduos Sólidos
    Efluentes Hídricos
    Monitoramento de Bacias Hidrográficas
    Mudanças Climáticas

    Parque Ecológico

    Criado nos anos 1980, na Fazenda Monte Alegre (PR), protege espécies ameaçadas de extinção, promove atividades de educação ambiental, protege paisagens e realiza pesquisas científicas em vida silvestre. São 11.196 hectares, dos quais 7.883 hectares formados por florestas naturais, onde vivem 205 animais de 51 espécies.
    Atividades do Parque Ecológico

    Reciclagem Klabin

    A Klabin é uma das maiores recicladoras do mundo de embalagens longa vida, com capacidade de produção de 200 mil toneladas/ano, nas unidades Guapimirim (RJ), Piracicaba (SP) e Goiana (PE). Todas as unidades são certificadas pela norma ISO 9001 e 14001 e têm a certificação Forest Stewardship Council® (FSC®) para sua cadeia de custódia.

    Assim como em várias iniciativas, a Klabin também é pioneira em reciclagem, desde a década de 1970, quando as Unidades Piracicaba (SP) e Goiana (PE) passaram a produzir papelão ondulado a partir de papéis feitos com aparas e bagaço de cana.

    Em 2005, também em Piracicaba, a Klabin participou de um projeto pioneiro no mundo: a instalação de uma usina de reciclagem de tecnologia inovadora para separar papel, plástico e alumínio das embalagens longa vida. A unidade de reciclagem a plasma tem capacidade para reciclar 8 mil toneladas de plástico e alumínio por ano, equivalentes a 32 mil toneladas de embalagens.

    Florestal

    As florestas da Klabin são um patrimônio da empresa e do planeta. E delas nasceu uma consciência que hoje é responsável por uma série de iniciativas sustentáveis que trazem benefícios para todos que habitam em volta.

    Meio Ambiente Florestal

    Historicamente comprometida com o desenvolvimento sustentável, a Klabin reserva mais de 40% de suas terras para matas nativas preservadas. E mantém áreas próprias com pinus e eucalipto para a fabricação de seus produtos. Uma das pioneiras na adoção do conceito de desenvolvimento sustentável, a Klabin foi a primeira empresa do setor de papel e celulose do Hemisfério Sul a receber a certificação Forest Stewardship Council® (FSC®) em 1998. No Paraná, a área da Klabin representa a maior mancha verde no Sul do Brasil, facilmente identificável nas fotos de satélite.

    Manejo Florestal

    O manejo da paisagem e o uso múltiplo da floresta são os conceitos direcionadores das atividades florestais da Klabin. É uma conquista com origem na década de 1960, quando foi desenhada a paisagem da Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba: florestas plantadas entremeadas por vastas áreas de matas nativas preservadas, em modelo de mosaico, a marca da empresa. Essa trama permite a proteção de corredores de biodiversidade, com uma rica fauna em seu habitat natural.

    O emprego das práticas ambientalmente corretas utilizadas pela empresa em seu manejo florestal, assim como o manejo adequado da paisagem propiciam o excelente aproveitamento do potencial de produção das florestas e a proteção dos recursos naturais.

    Toras de Madeira

    Além de atender à demanda de matéria-prima para as fábricas de papel da Klabin, a Unidade Florestal é a maior fornecedora brasileira de toras de madeira originadas em florestas plantadas e certificadas. As toras de pinus e eucalipto têm origem em florestas que seguem rigoroso plano de manejo, com certificação FSC®. São usadas por indústrias moveleiras, construção civil e serrarias.

    Papéis

    A Klabin é líder na produção brasileira de papel e maior produtora e exportadora de papelcartão. Responsável por 80% das exportações de Kraftliner. Foi a primeira empresa do setor na América Latina a possuir a certificação FSC®. Os papéis da Klabin também são atestados pelo instituto alemão Isega, assegurando o uso em embalagens que entram em contato direto com alimentos.

    Papelcartão

    Três camadas de revestimento garantem excelente qualidade na superfície de impressão para os processos gráficos offset, rotogravura e flexografia. Expressão da alta tecnologia da companhia. São quatro linhas de papelcartões diferentes:
    KlaFold
    KlaFold FZ
    KlaMulti D3
    KlaMulti W3

    Papel Kraft

    Usa 100% de fibras virgens de pinus e eucalipto, um mix que confere resistência, ótima printabilidade e possibilidade de diferentes aplicações. Excelente desempenho nos mais variados equipamentos industriais, como onduladeiras e impressoras. Nossos produtos:
    KlaLiner
    KlaLiner Saturado
    KlaLiner Impermeabilizado
    KlaLiner White
    KlaLiner Abrasivo

    Papéis Reciclados


    Usados na própria produção de embalagens de papelão ondulado e também comercializados para outras empresas de embalagens. Cerca de 15% da matéria-prima é proveniente das unidades de conversão de embalagens de papelão ondulado e o restante é adquirido de aparistas. A fábrica de Piracicaba possui a maior máquina de papel reciclado do Brasil, com capacidade de produção de 240 toneladas/dia. Produtos:

    EkoFlute
    Ekoliner

    Nenhum comentário: