Como fazer um bom vídeo? As melhores dicas para você começar a dominar essa mídia


Você já deve ter ouvido falar que o vídeo é a mídia do futuro. Enquanto alguns estudos apontam que o vídeo vai ser responsável por 69% do tráfego online até 2017, muitos empreendedores têm medo de começar a utilizar essa mídia nos seus negócios por simplesmente terem medo de fazer um trabalho ruim.  Para muitos, parece ser um trabalho assustador, mas na verdade,  fazer um bom vídeo é mais simples do que parece. E, para te ajudar, preparamos este texto com várias dicas para você começar a se aventurar na frente das câmeras e conseguir fazer um bom vídeo.

Os três momentos da produção de um  vídeo

Antes de produzir qualquer vídeo, primeiro você precisa entender que este processo é dividido em três momentos: a pré-produção, a produção e a pós-produção. Se você acompanha notícias sobre cinema, com certeza já ouviu estes termos antes. Vamos saber um pouquinho sobre cada um deles?
  • Pré-produção: é o planejamento e tudo que envolve a preparação para a gravação do vídeo.
  • Produção: é o momento da gravação, quando você coloca em prática tudo que preparou nos dias anteriores.
  • Pós-produção: é a etapa de edição e finalização do vídeo, quando você faz os ajustes necessários para deixar tudo funcionando perfeitamente.
Cada etapa é muito importante dentro do processo de realização de um bom vídeo, por isso, nós vamos detalhar cada uma delas e dar várias dicas para você fazer bonito nos seus vídeos.

Pré-produção: o momento mais importante para fazer um bom vídeo

Muita gente não leva a parte de pós-produção a sério e, no final, acaba ficando decepcionado com o resultado. Para evitar esse tipo de frustração, lembre-se sempre de dedicar atenção especial a cada uma das etapas que vamos enumerar a seguir.

A pergunta número 1: qual é o meu objetivo?

Você precisa responder essa pergunta antes de começar a pensar nos aspectos seguintes do seu vídeo. Afinal, para saber como fazer um bom vídeo possível, primeiro você precisa definir qual é o seu objetivo. Gerar mais leads? Converter vendas? Aumentar a sua autoridade? Entender o resultado que você espera do vídeo facilita na hora de encontrar o caminho.
Em seguida, você precisa ter em mente o que vai gravar e como vai gravar. Para isso, pense em um roteiro do que é importante dizer ou de perguntas para um entrevistado, caso tenha um. Esse roteiro vai ajudar você a gravar de forma mais objetiva e facilitar todo o processo de pós-edição, além de ajudar a deixar o vídeo mais claro e atrativo para quem está assistindo.
Uma dica valiosa é sempre imprimir o roteiro para ter acesso fácil durante as gravações. Você pode deixar colado em algum ponto de fácil visualização, por exemplo, para se lembrar dos tópicos sempre que precisar. Experimente também salvar o roteiro na nuvem, como no Google Docs, e deixar aberto no celular. Isso facilita até para compartilhar com quem está do outro lado da câmera, gravando ou no suporte. Com o roteiro em mãos, fica muito mais fácil para a pessoa ajudar você a alcançar resultados melhores.

Escolha a locação ideal para o seu vídeo

O seu próximo passo, na etapa de pré-produção, é definir qual vai ser a locação do seu vídeo – ou seja, onde ele será gravado. Procure escolher um lugar onde você possa ter um controle maior sobre a interferência de ruídos externos – assim, fica mais fácil ter uma qualidade melhor de áudio. Evite locais muito movimentados, perto de obras ou com muito trânsito, por exemplo. E se você conseguir encontrar um espaço que combine silêncio e um ambiente agradável, melhor ainda. Afinal, a aparência do vídeo também é um aspecto a ser levado em consideração.
Em seguida, fique de olho no horário escolhido para realizar a gravação. A luz natural é uma importante aliada na hora de fazer um bom vídeo, e você deve tentar utilizar ela ao máximo. Um lugar que seja muito bonito, mas que tenha pouca luz, pode não ser tão interessante quanto um lugar decente e com uma ótima luz.
Também existem algumas faixas de horário que você deve levar em consideração na hora de planejar a sua gravação. A luz natural de um dia começando, de 6 às 8 horas, costuma ser uma luz mais dourada, com o sol mais baixo. Esse tipo de luz ajuda a dar um visual bem interessante para o seu vídeo. Já de 8 às 11 horas da manhã, mesmo com o sol mais forte e a luz mais clara, ainda apresenta menos sombras duras, se tornando uma opção também interessante.
Você também consegue uma luz interessante de 14 até às 17 horas. Neste intervalo, você consegue um cenário semelhante com o começo da manhã, permitindo uma boa iluminação para as suas gravações.

Porém, atenção: à partir das 17 horas, você começa a ter uma luz de crepúsculo e o dia escurece rápido.

Então, tenha cuidado com gravações nesse período – você pode acabar ficando sem iluminação, precisando encerrar o trabalho no meio do caminho.
Por fim, evite o horário de 11 até aproximadamente 14 horas para conseguir fazer um bom vídeo. Nesse horário, temos o conhecido sol de meio-dia, com sombras mais duras e marcadas, que formam sombras nos olhos e deixam a imagem pior. A nossa dica é não utilizar esse horário para gravações sempre que possível.
Se a sua gravação é em um local fechado, é preciso, então, investir em luzes para trabalhar bem o cenário. Mas não se preocupe: você não precisa gastar uma fortuna em iluminação para construir cenários como os de Star Wars. Existe uma configuração muito simples de luzes que pode servir para a maioria das situações. Como na imagem abaixo, você vai precisar de três pontos de luz: dois na frente do apresentador ou entrevistado, sendo um de cada lado, e um terceiro atrás, como contra-luz. Esse último ponto ajuda a dar um efeito legal de contorno nas suas imagens e deixa o resultado muito interessante.
como_fazer_um_bom_video-02-02

Produção: a hora do show

Agora que você já preparou o roteiro e sabe exatamente o que vai gravar, escolheu uma locação legal e o melhor horário, fica a dúvida: é preciso ter uma câmera avançada para fazer um bom vídeo? A resposta é não. Claro que é importante ter uma imagem legal, mas até o seu celular pode servir. Se a qualidade de filmagem dele for razoável, já atende bem quem está começando. Com a evolução do seu negócio, aí sim, vale a pena investir em um equipamento melhor.
Nesta etapa, o mais importante é investir na captação de som – que é mais importante que a própria imagem, afinal, está diretamente ligado à compreensão da imagem pelo espectador. De um modo geral, as pessoas costumam lidar melhor com uma imagem ruim que com um som ruim, por isso, a nossa dica é investir na compra de um microfone do tipo lapela, com entrada P2. Você consegue encontrar uns modelos com preços bastante acessíveis e pode ligar diretamente no seu próprio celular e assim conseguir produzir um bom vídeo. 
Na hora da gravação, tenha sempre por perto algum amigo ou colaborador para auxiliar em questões técnicas. E não se esqueça: errar é normal, e você pode fazer todos os ajustes necessários na próxima etapa. Por isso, fique tranquilo e tente transmitir a sua mensagem da maneira mais clara e direta possível.

Pós-produção

Depois de terminar a gravação do vídeo, é hora da pós-produção – aqui, você vai precisar editar o seu vídeo. Esta etapa é muito importante para fazer um bom vídeo e deixar o seu conteúdo mais dinâmico e interessante para quem está assistindo. Retire do vídeo final as sobras, inclusive de conteúdo, e também os momentos de hesitação. Refine ao máximo o seu material. Pode ter certeza: isso vai fazer toda a diferença no resultado final.
Para fazer a edição, você pode utilizar programas de edição como o Windows Movie Maker, ou outras opções também gratuitas. Os recursos oferecidos por eles muitas vezes são bem básicos, mas ajudam a resolver cortes simples. Agora, se você já conhece mais sobre edição de vídeo e deseja utilizar um programa mais poderoso e com mais ferramentas, pode investir em programas pagos como o Adobe Premiere e o Sony Movie Studio.
E não se preocupe caso o resultado final não seja perfeito. Com o tempo, você vai aprimorando as suas técnicas e a sua postura em frente às câmeras. Quer um exemplo? Procure por vídeos antigos de empreendedores que você considera referência e faça uma análise de como eles também evoluíram com o tempo.

Uma dica de ouro para todos os momentos

Existe algo que não falta na lista de qualquer pessoa que trabalha com vídeo: um rolo fita adesiva, do tipo fita crepe. Esse material é muito útil para qualquer improvisação que você precisar fazer, como prender algum cabo de última hora, por exemplo. A fita é um item indispensável na bolsa de equipamentos até das principais emissoras do mundo e, pode ter certeza, vai ser muito útil para você também.

Nenhum comentário: