Exclusivo: Caiobá FM retoma a vice-liderança em Curitiba. Mundo Livre FM avança de novo

Curitiba - Massa FM continua sozinha na liderança geral da audiência FM da capital paranaense e região metropolitana
O mercado de rádio de Curitiba e região metropolitana também acompanhou na semana passada mais uma atualização dos dados da audiência FM, medida através da pesquisa do Kantar Ibope Media. Diferente da medição passada, o FM curitibano viu uma oscilação negativa em sua média de ouvintes no universo. Porém vários destaques foram registrados na atual pesquisa. Acompanhe (05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre agosto a outubro de 2017):

Novidade no “top 3”
A Caiobá FM 102.3 está de volta a segunda colocação geral no FM curitibano no período 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora foi beneficiada pela movimentação do mercado, além de ter oscilado de forma positiva nas últimas medições. E, assim como nas pesquisas passadas, a disputa pela vice-liderança do FM na Grande Curitiba segue acirrada, já que a distância entre Caiobá FM e 98 FM 98.9 continua pequena no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos do ranking FM.
A Massa FM 97.7 continua sozinha no topo do ranking nos principais períodos da medição, inclusive no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Após altas consecutivas, a líder geral no FM pouco oscilou em seu índice de audiência na comparação com a medição anterior, mantendo também elevado o teto da medição FM.
Mais destaques 
Jovem Pan FM 103.9 (líder no jovem/Pop) e Ouro Verde FM 105.5 (líder no segmento adulto-contemporâneo) aparecem na sequência do ranking FM e isoladas em suas respectivas colocações. Detalhe para a ligeira variação positiva vista no índice da 105.5 FM no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), fato que a mantém com uma trajetória positiva na Grande Curitiba mesmo com a atual oscilação do meio FM.
A emissora que obteve o maior crescimento absoluto entre as dez primeiras colocadas do FM foi a Mundo Livre FM 93.9, rádio que crava novamente o seu melhor momento de audiência no mercado curitibano. Isso fez com que a emissora galgasse uma posição no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), ocupando a colocação geral nesse período. O índice da 93.9 FM é muito próximo ao da BandNews FM 96.3 (que também ganhou posição) e ao da Transamérica FM 100.3.
À frente desse bolo no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) estão as rádios Clube FM 101.5 e Gospel FM 89.3 (líder no gospel / religioso). Na sequência do top 10, seis rádios aparecem com índices muito próximos entre si no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), ampliando assim a disputa por colocações. A CBN FM 90.1 puxa essa fila.
Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante determinados períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 26 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

FM+Web

O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Nenhum comentário: