Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, a Klabin iniciou as obras para a construção do seu novo terminal no cais do Porto de Paranaguá, após a assinatura da ordem para liberação dos serviços no mês de julho pela Portos do Paraná.
A expectativa é que o empreendimento gere 180 postos de trabalho, nessa etapa. Quando estiver em operação, serão cerca de 170 colaboradores, diretos e indiretos, na operação do terminal. “A localização em área primária vai dar ainda mais agilidade à operação de celulose e derivados. É um investimento importante na infraestrutura portuária do Estado, que vai gerar emprego e renda para o Litoral”, destaca o diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia.
Além da aquisição dos equipamentos e sistemas operacionais, devem ser construídos dois quilômetros de ramais ferroviários e um armazém de 21.860 m². O investimento estimado é de cerca de R$ 130 milhões, previsto para 2022.
A área PAR01, de 27.530 m², foi arrematada pela Klabin em leilão realizado em agosto de 2019. O contrato de concessão foi assinado no início de 2020, encerrando duas décadas sem novos arrendamentos no Porto de Paranaguá. O contrato de exploração da área é de 25 anos (prorrogáveis por mais 45 anos).
"Estamos felizes de iniciar as obras do novo terminal, atentos a todos os protocolos de segurança e saúde”, comenta Sandro Ávila, diretor de Planejamento Operacional, Logística e Suprimentos da Klabin. “Este é um projeto muito importante para a empresa e que trará grande contribuição social e econômica para Paranaguá”, complementa.
A expectativa é que, no primeiro ano de operações, a empresa movimente 1,4 milhão de toneladas pelo porto paranaense. Com a conclusão da segunda fase de expansão da Unidade da Klabin em Ortigueira (Projeto Puma II) - prevista para 2023 - a empresa espera movimentar 2,2 milhões de toneladas por ano via Paranaguá.
Em linha com seu compromisso de promover o desenvolvimento das comunidades onde atua, a Klabin também está realizando investimentos sociais importantes no município. Entre eles, está o Programa de Apoio à Gestão Pública, que oferece aos gestores (prefeitos, secretários e respectivas equipes) técnicas de gestão pública e ferramentas de planejamento e monitoramento de ações, de modo a terem um controle mais efetivo das ações planejadas e executadas pelas administrações municipais.
A Companhia também implementará todas as condicionantes do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), que contempla a construção de uma passarela exclusiva no principal ponto de cruzamento ferroviário, que beneficiará cerca de 2.800 trabalhadores por dia, aumentando a segurança dos profissionais no trajeto de acesso ao porto, bem como todas as contrapartidas sociais, que contemplam os programas de educação ambiental nas escolas.
Fonte:
Folha de Telêmaco
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