QUE ISSO, MASSA?!
Brasileiro bate forte e perde chance de pódio na última volta. Veja imagens do acidente impressionante: http://glo.bo/1kSFX1S
O que parecia impossível aconteceu. O "Império de Prata"
construído pela Mercedes em 2014, enfim, foi desbancado. E o responsável
pela façanha chama-se Daniel Ricciardo, o jovem talento da RBR, grande
revelação da temporada. Beneficiado por um problema nos carros da
Mercedes que
tirou Lewis Hamilton da briga, e provocou a queda de rendimento de Nico
Rosberg durante parte da prova, o australiano colou no alemão nas voltas
finais, deu o bote e conseguiu o inesperado triunfo, seu primeiro na
carreira. Na cerimônia do pódio, seu indefectível e largo sorriso mal
cabia na boca. Mais do que justo, afinal a merecida vitória veio coroar o
espetacular início de temporada de um jovem talento que tem ofuscado o
tetracampeão Sebastian Vettel.Felipe Massa, que fazia uma ótima corrida e brigava até por
um lugar no pódio nas voltas finais, envolveu-se em um forte acidente quando
tentava ultrapassar o quarto colocado Sergio Pérez na última volta e não
recebeu a bandeirada. Sebastian Vettel, por muito pouco, não foi abalroado na
batida e conseguiu assegurar a terceira colocação.
A corrida
Em uma largada de tirar o fôlego, Hamilton partiu melhor,
chegou a ficar à frente de Rosberg, mas o alemão deu um “chega prá lá” no
britânico e retomou a ponta. Tendo que espalhar um pouco, o campeão mundial
acabou perdendo o segundo lugar para Vettel. Massa, que largou em quinto logo
atrás de Bottas, fez uma série de curvas lado a lado com o companheiro, e por
pouco não o superou. Lá atrás, Chilton perdeu a traseira de sua Marussia na chicane
da curva 3 e acertou seu parceiro de time, Bianchi, que se espatifou no muro. Com
isso, Chilton abandonou pela primeira vez uma corrida de F-1, interrompendo uma
série de 25 provas completadas.
Por causa da batida, o Sefaty Car (carro de segurança)
precisou ser acionado para os fiscais limparem a pista. Na relargada, na volta
8, Hamilton não conseguiu manter contato com Vettel, que por sua vez, também
não foi capaz de colar em Rosberg. Já Massa ficou embutido na traseira de
Bottas. Na sequência, Ricciardo, Vergne, Alonso, Raikkonen e Pérez – que acabara
de deixar Button para trás - completavam os dez primeiros.
Duas voltas depois da relargada, Hamilton acionou a asa
móvel e passou Vettel “de passagem” antes da última chicane do circuito. Ricciardo,
o sexto, se aproximou de Massa e começou a ameaçar o brasileiro.
O australiano preferiu então ir logo para os boxes na volta
13, abrindo a primeira rodada de pit stops. O brasileiro fez sua parada dois
giros depois, mas os mecânicos tiveram dificuldades para retirar o pneu dianteiro
esquerdo por causa de um problema na pistola e perdeu cerca de cinco segundos.
O atraso nos boxes custou caro: Massa voltou em 12º, perdendo posições para
Ricciardo, Alonso e Vergne – que já haviam feito um pit stop – além de outros
que ainda não tinham visitado os boxes.
Os líderes Rosberg fez seu pit na volta 17. Com pneus frios,
perdeu o controle de sua Mercedes na chicane e teve que segurar “no braço” para
não acabar no muro. Hamilton fez sua parada uma passagem depois e retornou 2,5
segundos atrás do companheiro.
Enquanto isso, a dupla da Force India, com uma estratégia de
apenas uma parada, seguiu na pista. Com isso, Sergio Pérez aparecia em
terceiro, acompanhado por Nico Hulkenberg, o quarto. Vettel até tentou passar o
compatriota do time indiano no hair pin, mas freou muito tarde e levou o “X”.
Em um ritmo alucinante, Hamilton rapidamente reduziu a
diferença para Rosberg. Pressionado pelo parceiro de Mercedes, Nico errou a
freada na chicane final, fritou o pneu e atravessou a área de escape. Apesar de
ter desgastado um dos compostos, o alemão acabou ganhando vantagem ao cortar a
pista. A direção de prova abriu investigação, mas decidiu não aplicar apenas
uma advertência.
Mais atrás, Massa deu o bote para cima de seu ex-companheiro
de Ferrari, Alonso, e assumiu a oitava colocação.
Na volta 35, exatamente metade da prova, Pérez, enfim, fez
sua primeira parada nos boxes, retornando em oitavo. Bottas, Ricciardo e Vettel
foram para seus segundos pit stop e com isso, Massa pulou para quarto.
Lá na frente, Hamilton e Rosberg reclamaram pelo rádio de
uma repentina perda de potência do motor. A dupla dos melhores carros da
temporada começaram a virar na casa de 1m22, virando os carros mais lentos da
pista.
A 29 voltas do fim, Hulk, finalmente parou nos boxes, e caiu
para oitavo. Com isso, Massa para terceiro.
A Mercedes informou que os problemas dos carros não podiam
ser resolvidos e que os pilotos deveriam seguir até o fim. Ciente dos problemas
com as “Flechas de Prata”, a Williams avisou para Massa tentar seguir na pista
até o fim.
Rosberg foi para os boxes e na volta seguinte foi a vez de
Hamilton. Com isso, Massa assumiu a liderança da prova, logo à frente do
britânico. Pela primeira vez na temporada um piloto de um carro que não era
Mercedes completava uma volta na primeira posição.
A situação não podia ser pior para a Mercedes. Com problemas
no freio, Hamilton perdeu a posição para Nico e, logo depois, passou reto na
chicane, recolheu para os boxes e abandonou.
Massa começou a abrir de Rosberg, que vinha muito lento. Mas
como os pneus supermacios não resistiriam até a bandeirada, o brasileiro
precisou entrar nos boxes para a segunda parada e voltou em sétimo.
Mesmo com dificuldades, o alemão da Mercedes mantinha a
ponta. Em segundo, Pérez começou a se aproximar, trazendo com ele Ricciardo e
Vettel. Mais atrás vinham Hulkenberg, Bottas, Massa e Alonso.
A Mercedes informou para Rosberg que as temperaturas dos
freios voltaram a ficar OK e que o alemão poderia pisar fundo novamente. Nico voltou a virar na
casa de 1m19 e, mas do que conter a aproximação de Pérez, passou a abrir do
mexicano.
Um pouco mais atrás, a corrida pegava fogo. Bottas foi
tentar passar Hulk no hairpin, passou reto e quem se deu bem foi Massa, que
ganhou a posição do parceiro de time. Na reta seguinte, o brasileiro deu o bote
na Force India e ganhou a quinta posição. Com pista livre e pneus em melhores
condições, Felipe foi capaz de forçar o ritmo e anotou a melhor volta da prova:
1m18s504.
Mais rápido na pista, Massa tirou rapidamente a imensa
vantagem que o separava do pelotão da frente e colou em Vettel. Quando o
tetracampeão quase tocou Ricciardo no hairpin, O brasileiro tentou a ultrapassagem,
mas não conseguiu.
Ricciardo, então, deu o bote para cima do Pérez e assumiu a
segunda colocação. O australiano, inspirado, partiu para cima de Rosberg e
conseguiu a ultrapassagem para assumir a ponta. Na abertura da última volta, Massa tentou a manobra para
cima de Pérez e os dois acabaram se chocando e acertando com força os guard
rails. Em terceiro, Vettel, por pouco, não foi atingido e assegurou o pódio. Lá
na frente, Ricciardo cruzava para um inesperado triunfo, seguido por Rosberg.
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