O marketing de conteúdo é uma técnica de desenvolvimento e compartilhamento de conteúdo relevante e consistente para converter prospects em clientes, e os clientes em compradores reincidentes. Esse processo gera uma relação de confiança que vai estimular as suas vendas, e também, vai assegurar a amplificação da presença da sua marca.
O marketing de conteúdo se fundamenta no princípio de que ao oferecer algo de valor para o seu cliente de forma gratuita, você está alimentando um relacionamento saudável, apoiado na confiança, diferente do modelo tradicional.
Na era da tecnologia, ter um canal de comunicação com seus clientes é muito importante, seja através de um blog, uma lista de e-mail ou um perfil nas redes sociais. Hoje qualquer empreendedor de visão tem que reconhecer a importância desse canal, visto que é público os benefícios que esse canal pode trazer para os seus negócios.
Mas apesar de todos terem a consciência da necessidade, são muito poucos os empreendedores que assumem esse compromisso com o seu público. E mesmo sendo muito mais barato que o marketing tradicional é mais trabalhoso, a começar pelo desafio de um planejamento bem feito e consistente.
Não basta apenas produzir conteúdo e esperar que ele por si só te traga novos leads e retenha a sua audiência porque isso nunca vai acontecer. Portanto o seu primeiro passo deve ser o planejamento da estratégia de marketing de conteúdo.
Mas qual a importância do Marketing de conteúdo para o seu negócio online?
Talvez mais importante do que entender o que é o marketing de conteúdo, é entender porque omarketing de conteúdo é importante para o seu negócio. Primeiro, precisamos entender as quatro etapas do ciclo de compra:
- Consciência: Quando o cliente tem a consciência da sua necessidade, mas ainda não está ciente de que há uma solução.
- Pesquisa: Aqui é quando o cliente vai estar ciente de que há uma solução, e ele irá realizar pesquisas para aprender sobre essa possível solução. Por exemplo, um comprador de carro vai tentar descobrir os tipos de carros existentes no mercado, e qual deles irá atender suas necessidades.
- Consideração: Neste momento, o cliente começa a comparar produtos de diferentes fornecedores para se certificar de que eles estão recebendo um produto de alta qualidade a um preço justo.
- Compra: E finalmente, o cliente faz a sua decisão e avança com a negociação.
A publicidade e o marketing tradicionais podem fazer diferença quando se trata das duas últimas etapas, mas para o processo das duas primeiras o que resolve é o marketing de conteúdo pois é ele que vai gerar informação para o cliente descobrir que o seu produto existe e vai ensiná-lo a respeito desse produto e como ele funciona, para convencê-lo de que ele é a melhor opção para a sua necessidade.
O marketing de conteúdo vai gerar informações para que o seu público possa tomar uma decisão de compra embasada, onde elas se sintam seguras, para que elas conheçam a sua marca, saibam que você tem autoridade no seu segmento, e isso aumenta a possibilidade delas fecharem negócio com você.
A importância de você ter um conteúdo bem direcionado para o seu público é que você consegue atrair e engajar as pessoas certas, que tem realmente potencial para interagir com a sua marca e comprar o seu produto ou serviço.
ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO:
Defina os seus objetivos:
Defina objetivos claros para a sua estratégia, onde você quer que ela o leve, ao sucesso? O que é o sucesso pra você? Ter leitores mais seduzidos pela sua marca? Ou angariar leads para vender mais o seu produto ou serviço?
Estabeleça números que você quer atingir dentro de um determinado tempo: Quero alcançar 1000 leitores mensais, 10.000 num ano, depois que você tiver um objetivo claramente definido fica mais fácil passar adiante.
Conheça o seu público-alvo:
Quem são os seus clientes potenciais? E do que eles precisam? Quanto mais você entenderquem é o seu cliente, para quem você está direcionando o seu conteúdo, mais fácil será você produzir um conteúdo direcionado para essas necessidades e que vai levar a uma conversão. Um público-alvo bem definido significa um marketing de conteúdo mais efetivo.
Encontre as estrelas nas Mídias sociais:
Este é um trabalho relativamente simples.
Faça uma busca pelas principais redes sociais, descubra pessoas formadoras de opiniões dentro do seu nicho de mercado e tente se relacionar com eles. Interaja, peça feedback, entre em contato e mantenha uma lista desses nomes como ferramenta de CRM, pois eles são pessoas influenciadoras e seria muito bom que qualquer dia desses ele possa compartilhar um conteúdo seu!
Defina sua voz editorial:
Pense em que abordagem você quer que tenha o seu blog: Quer que ele seja mais formal ou mais descontraído? Você quer falar ao seu público de uma maneira sofisticada ou quer ser amigável? Quero passar uma imagem séria e de profundo profissionalismo ou alegre e agradável?
De uma coisa todos nós já temos a certeza, as pessoas andam cansadas de tanto formalismo e burocracias, tensões e tristezas. Portanto seja lá qual for a sua voz editorial escolhida procure tratar as pessoas como seres humanos, que tem sentimentos e desejos, assim você vai trazer o seu cliente cada vez mais pra perto de você e do seu negócio.
Planejamento da sua agenda editorial:
Disciplina e consistência são primordiais para que o seu conteúdo tenha sucesso. Portanto para facilitar as coisas e garantir que você se manterá na rotina é muito importante que você siga um roteiro de trabalho feito por você mesmo. O que poderíamos chamar de uma agenda editorial! Eu uso a minha própria agenda para fazer um cronograma semanal e anotar tudo o que preciso fazer cada dia da semana, assim fica mais fácil e eu não perco o foco!
Quer um exemplo?
Segunda – Interação nas redes sociais, comentários em outros blogs, responder emails e comentários, fazer uma lista de auto-responder e estudar;
Terça – Colocar uma meta do mês em prática, estudar;
Quarta – Produzir 5 artigos para o blog com imagens editadas, responder emails e comentários:
Quinta – Produzir 3 Vídeos para o canal editados, responder emails e comentários, interação nas redes sociais;
Sexta – Interação nas redes sociais, enviar emails para a lista, colocar mais um pouco da meta mensal em prática;
É assim que eu resolvo o meu problema com disciplina e organização no trabalho. Lógico que só coloquei aí alguns dos meus afazeres como exemplo, se está ali anotado o que você precisa fazer a semana toda, é só seguir e tá pronto o seu trabalho.
O importante é que seu leitor se acostume com a sua frequência e saiba que sempre que ele voltar, vai ter conteúdo novo para que ele possa consumir.
Promoção do conteúdo:
Um monte de gente acredita que audiência boa é só aquela que vem organicamente. Mas como exemplo, se você posta algum conteúdo no Facebook, organicamente e ele só vai alcançar mais ou menos 5% do seu público, ou seja, uma quantidade muito pequena de pessoas que te seguem vão ver o que você publicou. E o processo de ranqueamento de um artigo do seu blog no Google pode ser bastante demorado por questões de optimização ou mesmo de estrutura do seu blog. Então se você cria ótimos conteúdos mas não promove esse conteúdo, não fazendo com que ele chegue até o maior número de pessoas possível, seu trabalho vai ser em vão!
Portanto é preciso ter uma estratégia muito bem estruturada para que você consiga fazer o seu conteúdo chegar até as pessoas. Encontrar canais de divulgação é a chave para uma estratégia bem-sucedida de marketing de conteúdo. Se você publica o conteúdo mas ninguém lê, é como se ele não existisse, as pessoas nunca vão ficar sabendo que você tem tanta coisa boa a oferecer, então compartilhe-o e se possível busque ajuda das suas estrelas para atingir melhores resultados.
Mensuração:
Na realidade conteúdo sem conversão não é marketing de conteúdo e sim é a disponibilização de conteúdos gratuitos, eles não geram renda, pelo contrário só dão é despesas.
É necessário que tenhamos um plano de gerenciamento para que o conteúdo cumpra com o seu objetivo que é gerar renda para os seus negócios.
E para fazer esse gerenciamento você tem que acompanhar os resultados da sua estratégia através do Google Analytics ou de outra ferramenta que você prefira usar, para poder fazer ajustes quando necessário.
A EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO:
Agora que você já tem planos e objetivos traçados esta na hora de colocar a mão na massa e operacionalizar o seu projeto.
É preciso definir quanto deve investir, se é preciso contratar um profissional ou se você vai encarar tudo sozinho. Alguns optam por contratar um profissional para desenvolver os conteúdos, mas isso vai depender da sua disponibilidade de verba.
Estou pronto para começar a produção de conteúdos, mas estou sem ideias:
Encontre os problemas que a sua audiência enfrenta e ajude-a a resolvê-los. Pergunte aos seus leitores sobre o que eles gostariam de ler! Pesquise a fundo o interesse do seu público-alvo.
Depois com todos os interesses anotados cabe a você pesquisar sobre as palavras-chaves no planejador de palavras-chave do Google Adwords e obter ideias sobre o que escrever. Posso garantir que se você fizer um trabalho bem feito, ideias para conteúdo nunca irão te faltar.
Um bom título é primordial:
O seu título é a primeira e talvez a única impressão que o seu visitante terá em relação ao seu conteúdo. É baseado na impressão que ele teve do seu título que ele vai decidir se vale a pena continuar a leitura ou não.
Sem um excelente título que chame a atenção do leitor e deixe claro do que se trata o artigo, você jamais vai transformar os seus visitantes em leitores do seu conteúdo.
Uma boa maneira para pensar em títulos atraentes é assegurar que ele explique bem a que veio e desperte a curiosidade do leitor em absorver o restante do conteúdo.
Crie modelos editoriais:
Modelos editoriais são fórmulas de escrita para produzir artigos comuns.
Com esses modelos você pode acelerar e muito o processo de produção de conteúdo.
Escolha alguns modelos para o seu blog, mas não leve a ferro e fogo, você tem um padrão mas pode perfeitamente fugir a ele de vez em quando. O importante é ter alguns padrões para acelerar e dinamizar o seu trabalho.
Exemplos de padrão:
- 5 Dicas de como escrever um artigo;
- Artigo passo-a-passo de como executar uma estratégia:
- Como fazer seu email marketing converter melhor.
Distribuindo o seu conteúdo:
Assim como falamos no planejamento, da importância de fazer o seu conteúdo chegar até o maior número de pessoas possível, na execução também se faz necessário a disseminação desse conteúdo. Vamos ver algumas dicas de como você pode conseguir distribuir esse conteúdo e assim tentar buscar mais audiência.
- Faça Guest Post em outros blogs;
- Envie seu conteúdo para agregadores de conteúdo;
- Promova o artigo nas redes sociais;
- Encontre influenciadores e peça ajuda para espalhar seu conteúdo caso eles o achem relevante;
Fidelizando seu público:
É muito importante aumentar cada vez mais o engajamento do leitor com seu conteúdo a fim de estreitar os laços e melhorar o relacionamento para se chegar ao fim desse funil que é a venda.
Então você deve fazer o possível para que o seu leitor consuma o máximo de conteúdo que está disponibilizado para ele. Mas como fazer isso?
Confira:
Links Internos – Eles melhoram a navegabilidade do seu blog, facilitando que o leitor consuma cada vez mais conteúdo;
Comentários – Convide os seu leitores a comentar, pois assim irá aumentar o engajamento dele com você;
Compartilhamento – Não é vergonha nenhuma pedir ao seu leitor que se gostou do artigo e acha relevante que compartilhe com os seus amigos.
Posicione bem os botões de compartilhamento para que você possa facilitar esse processo.
Textos interativos – Enquetes, perguntas para os leitores, etc. Inicie posts em conversas com sua audiência.
Posts relacionados – Use um plugin para exibir links para posts relacionados no final do seu conteúdo, isso também leva o leitor a navegar por mais tempo no seu blog.
Utilizando dessas dicas você vai conseguir que o leitor fique mais tempo no seu blog e por consequência vai consumir mais conteúdo e passar a acreditar cada vez mais em você.
CONCLUSÃO:
Bem, no decorrer desse artigo você aprendeu os principais passos para começar com a sua estratégia de marketing de conteúdo. Expliquei o que é o marketing de conteúdo, qual a importância dele para o seu negócio, orientei como é feito o planejamento da estratégia e a execução do processo. Agora é com você, optar por vir junto com a evolução do mercado ou ficar na mesmice e perder ponto para quem está se adaptando e fazendo a diferença.
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