Como Ganhar Dinheiro Na Internet

   É mesmo possível ganhar dinheiro com um blog? 
Conheça seu público. Comunique-se com êxito. Não só é possível ganhar dinheiro com blog, como existem diversas formas de se fazer isso. Um blog é como um programa de televisão – se tiver audiência, vai ter gente querendo investir um dinheiro ali. Sim, dá pra ganhar dinheiro com um blog. Mas com um blog bem feito. Vamos deixar claro que estamos falando aqui do conceito ideal de blog. Não precisa ser o blog mais incrível e especial em um assunto, mas um blog encarado com profissionalismo. Um blog que busca ser uma referência em determinado assunto, que produz conteúdo de qualidade e serve como autoridade em um nicho de mercado. Enfim, um blog que funciona como um canal de mídia – assim como uma estação de rádio ou canal de televisão – que depende da qualidade do seu conteúdo para sobreviver no seu negócio. E, claro, esse é um blog que tem um planejamento e um bom ritmo de tráfego. Essa é a grande moeda de troca na internet; tráfego! Trata-se de um blog que recebe visitantes novos por meio de buscadores e os retém por meio de estratégias eficientes de conteúdo em mídias sociais. Um blog que sabe cativar seu público para participar de discussões e que tem leitores assíduos em agregadores pessoais de feeds. Esse blog sim tem como ganhar dinheiro na internet. Esse blog possui uma série de opções para transformar a atenção que recebe de seu público alvo em possibilidades de lucro. Umas mais eficazes que outras, de acordo com o perfil de sua audiência e seu nicho de atuação – você não vai fazer um site buscando tráfego de crianças de 8 anos e tentar rentabilizá-lo com ofertas que requerem cartões de crédito. Um site para os pais dela, talvez. Cada cenário tem sua melhor estratégia. E a sua pior estratégia, consequentemente.   Conheça o seu arsenal O que você precisa saber são essas opções que tem à mão. A partir daí, entendendo o seu público, pode implementar alguma ou algumas das táticas abaixo para converter o tráfego do seu blog em lucro. Vamos conhecer as possibilidades que um blog sempre deve ter em mente, já quando inicia o seu planejamento.   
  USAR UM SISTEMA DE ANÚNCIOS CONTEXTUAIS 
A gigante Google paga milhões para blogueiros todos os anos Sistemas como o Google Adsense por exemplo, que analisam todo o conteúdo da sua página e apresentam anúncios que tenham alguma correspondência com o seu assunto. Caso não exista ninguém querendo anunciar no Google para o seu nicho de mercado, ele procura no histórico de busca do seu visitante por assuntos pertinentes para poder mostrar anúncios que falem diretamente com eles. Você pode optar por diversos modelos de anúncios e recebe a cada clique. Assim você sempre tem anúncios com chances de conversão na sua página, porém, por meio da política do Google, você não pode incentivar as pessoas a clicarem nos anúncios. Não pode falar do seu anunciante, até porque o anúncio apresentado ali muda a cada momento. Outro sistema que usa o critério de análise do conteúdo da página é o Hotwords. Os anúncios desse sistema aparecem na forma de links no corpo do texto. Quando o visitante passa o mouse em cima do link, um anúncio salta aos olhos. Você também recebe por cliques.      ANUNCIAR OFERTAS DE MARKETING DE AFILIADOS 
Novidade boa no mercado de afiliados brasileiro – Hotmart Existem diversos produtos – chamados por alguns de infoprodutos – que são criados para serem consumidos virtualmente: ebooks, cursos, e outros produtos digitais que, desde o momento de sua concepção, foram pensados para serem distribuídos via marketing de afiliados. Ou seja, por serem produzidos já com essa mentalidade, acabam vendendo bem nesse mercado. Com certeza, seja qual for seu nicho de informação, o marketing de afiliados pode ajudar você a ganhar dinheiro com seu blog. Se você tem um blog de TI, por exemplo, pode com certeza encontrar produtos como cursos virtuais, apostilas,  ou softwares interessantes à sua audiência. O bom de encontrar ofertas de afiliados bem próximas do seu público é que o anúncio ganha uma cara de infomercial, como se você estivesse dividindo uma informação técnica valiosa (se feito direito, claro). Uma boa fonte de infoprodutos no mercado brasileiro, que tem feito um ótimo trabalho na minha opinião, é a Hotmart. Existem ainda ofertas de redes de afiliados que pagam a você se o seu visitante executar uma determinada ação. Algo não tão simples quanto um clique nem tão complicado como uma venda. São as redes CPA – Cost per Action, ou Custo por Ação. Você pode conseguir uma boa renda para o seu blog apenas gerando contatos de interesse para outros sites e empresas. 
        VENDA DE PUBLICIDADE DIRETA 
Entre em contato com os anunciantes do Google Adwords que você pode ter boas surpresas Existe muita gente que prefere o modelo tradicional de publicidade direto: eu te pago por mês e você coloca esse meu anúncio ali na sua pagina. Ponto. Se você tem um blog sobre cuidados com animais, por exemplo, faça uma varredura por todos os  anunciantes do google adwords para palavras-chave como “veterinário”, “clínica veterinária” e outras do mesmo nicho. Entre no site desses anunciantes, procure um contato e envie um email se apresentando, falando do seu blog e enviando seu kit de mídia. Da mesma forma, você pode fazer isso para um nutricionista se você falar de boa forma ou um advogado criminalista, se falar sobre direito. Você vai acabar ficando surpreso com a receptividade da maioria das pessoas. Mostre que sua audiência é qualificada e faça uma oferta que mostre para a pessoa que ela está perdendo dinheiro. Conseguir publicidade direta pode ser um bom caminho para o seu blog, mas você precisa ter uma apresentação impecável e muitos dados a respeito da sua audiência e do seu tráfego.       
         PRODUZIR CONTEÚDO PREMIUM 
O Curso Blog de Nicho é um bom exemplo de conteúdo Premium. 
Dependendo da sua reputação, do nível técnico de conteúdo que você cria, você pode criar seções no seu blog disponíveis apenas para assinantes. Fóruns usam bastante esse método. A OfferVault, por exemplo, um site com informações sobre redes CPA de marketing de afiliados, possui um serviço que custa em torno de 50 dólares que você compra acesso a todos os seminários já apresentados por eles no site. São seminários com pessoas que trabalham com marketing online de casa, há anos. Um ótimo material, pelo preço que oferecem. E tenho certeza que muita gente compra. Procure pensar nisso ao pensar no planejamento do seu blog. Existe algum tipo de conteúdo que você pode produzir que pode ser oferecido como um conteúdo Premium, acessível apenas para aqueles que colaborarem com o seu trabalho de alguma forma? Talvez um curso, um estudo de caso?     CRIAR E VENDER SEUS PRÓPRIO PRODUTOS Montar uma loja virtual, hoje em dia, é tão simples como montar um blog O seu blog pode se desenvolver a ponto de ser uma marca que as pessoas queiram usar em uma camiseta, em um boné, em um adesivo de carro. Você pode estampar a sua marca em produtos promocionais dos mais variados. Sites como o CustomInk permite que você crie diversas peças de vestuário de jeito intuitivo e com material de qualidade. Já no CafePress, por exemplo, você pode criar mais de 20 tipos de produtos com a sua marca. Isso faz parte da estratégia de branding do seu blog, como ele se posiciona no mercado. Você conhece o seu público o suficiente para saber se isso é uma boa estratégia de rentabilizar o seu tráfego? Essa é uma estratégia que funciona melhor para blogueiros com um bom trabalho de identidade visual e que são mais engajados em comunidades e com a sua audiência. É o seu perfil?    
    COLHER FRUTOS DO RECONHECIMENTO 
As pessoas querem ouvir o que você tem pra dizer! E esse é o valor do seu blog. Se você conseguir notoriedade, reconhecimento e fama em um determinado grupo, pode conseguir que alguém contrate você para produzir conteúdo para algum site, ou ainda talvez comprem o seu blog para fazer de um portal de comunicação online. Uol e Terra já compraram diversos portais menores ou blogs de nicho para fazer parte do seu arsenal de conteúdo. Dependendo do segmento que você atua e da credibilidade que o seu site tem perante usuários e mecanismos de busca, você pode ainda acabar vendendo seu site ou blog para algum empreendedor online que trabalhe com marketing de afiliados. Existem muitos no mercado procurando sites de qualidade para comprar e, assim, construir sua própria rede de links para estratégias de SEO mais agressivas.  Na dúvida, faça testes com vários métodos de rentabilização para entender qual funciona melhor. Um sistema pode levar ao outro. Entenda onde um deles falha e o outro acerta. Por exemplo, se você consegue bastante cliques nos seus anúncios, mas nunca ganha nenhuma comissão, talvez o problema seja o produto que você está anunciando, não o seu blog, não o seu trabalho. Mude para um sistema que pague por cadastro de visitante, por ação, ou até mesmo por clique, e veja os resultados. Seja curioso, procure sempre melhorar, fique atento às novidades do mercado e sempre que puder, faça testes com sistemas diferentes. Mas não é fácil desenvolver um blog assim do nada. Mesmo apesar de todas as facilidades, Plugins e serviços que existem para agilizar a vida daqueles que não possuem todas as perícias necessárias para desenvolver um blog por completo – ou não entendem de programação, ou de design, por exemplo, as opções são tantas, os caminhos tão diferentes que às vezes a gente se perde no processo. Nessas horas eu procuro informações entre os meus colegas blogueiros daqui do Brasil e, tem um blog que sempre traz informação de qualidade nesse nicho: o MeuDinheiroemCasa. Além de ajudar com o dia-a-dia do blogueiro, eles passam bastante dicas de como ganhar dinheiro com blog, fazer seu tráfego virar lucro. Eles, assim como o Como Ganhar Dinheiro com blog, fazem parte de um pequeno grupo de blogueiros que buscam, de forma honesta, não só explicar que sim, é possível ganhar dinheiro com um blog, mas que existem diversas maneiras de se fazer isso. Esse post, inclusive, foi produzido para concorrer a uma promoção que o MeuDinheiroemCasa está fazendo, convidando blogueiros de todo o Brasil a responderem se é possível ganhar dinheiro com um blog

Nenhum comentário: