Washington, 6 abr (EFE).- A Força Aérea e a Marinha dos Estados Unidos recuperaram neste domingo uma família que conseguiu avisar que estava em um veleiro à deriva no oceano Pacífico, a cerca de 1.500 quilômetros do litoral do México, e com um bebê gravemente doente, informou a Guarda Litorânea do país.

A missão de resgate começou após um chamado emitido pela família na quinta-feira passada, pedindo ajuda à Guarda Costeira já que seu barco, no qual há duas semanas começaram uma travessia, tinha perdido sua capacidade de direção e comunicação e sua filha de um ano de idade estava doente.

Após analisar à distância o quadro clínico, um especialista da equipe da guarda-costeira recomendou que a pequena fosse atendida o mais rápido possível, por isso foi ativada a colaboração com a Guarda Nacional Aérea e a Marinha para o resgate.

Um avião de combate da Força Aérea, com quatro paraquedistas de resgate a bordo, se adiantou à embarcação que os devolveria à terra para proporcionar ajuda médica imediata à pequena durante a espera.

A embarcação USS Vandegrift chegou perto do veleiro na madrugada de hoje e esperou até o amanhecer para fazer o resgate da família. Quando chegaram, o estado da menina era melhor.

Há duas semanas, Eric e Charlotte Kaufman partiram com suas filhas Lyra, de um ano de idade, e Cora, de 3 anos, em uma viagem ao redor do mundo, mas na quinta-feira passada emitiram a chamada de socorro via satélite. EFE