Férias é tempo de quebrar a rotina e curtir as crianças..Os estudantes estão entrando de férias. Após um semestre de empenho, eles têm a chance de sair da rotina


Férias é tempo de quebrar a rotina e curtir as crianças


Os estudantes estão entrando de férias. Após um semestre de empenho, eles têm a chance de sair da rotina. É disso que precisam. Nada se compara a ter um tempo livre. Mas por um breve período.  A ideia de não ter o que fazer pode ser assustadora. Acordar e não ter o porquê sair da cama é angustiante para muitos.
Provavelmente esta é a razão para algumas pessoas fazerem muitas coisas em suas férias. Acabam agindo do mesmo modo com seus filhos. Assim que acabam as aulas, eles já têm vários compromissos agendados. Dali trinta dias tudo voltará ao que era e o tempo para ficar de papo para o ar se acaba.
E o porquê disto? Será que os tempos mudaram a ponto de todos virarem workaholics? Férias viraram pecado ou coisa parecida? Ou será que a rotina – algo abominado – não é tão ruim assim? Talvez seja este o caso.
A rotina nos dá certos parâmetros para que nos situemos no tempo e no espaço. Inclusive tendo um ritmo, em que há um tempo para as coisas serem feitas. Para tanto, devemos nos mexer. E isso nos motiva.
Não raro, em psicoterapia aparece alguém que está desanimado, meio deprimido, sem estar trabalhando ou estudando. Nem sempre o que o atrapalha é a falta de dinheiro, mas sim a falta do que fazer. O primeiro passo, para uma pessoa nestas condições, é arrumar qualquer atividade em que se comprometa e a coloque numa rotina.
É interessante observar como algumas crianças, próximo ao final das férias, sentem saudade da escola.
Então quer dizer que temos que arrumar milhões de coisas para fazer neste período? Não. Férias é tempo de descanso, necessário para recarregarmos a energia. Mas por um período curto.
Há outro aspecto, porém, que leva as pessoas a não gostarem do tempo livre. Estar sem ter o que fazer propícia olharmos para nós mesmos e, no caso das férias escolares, convivermos mais com nossos filhos. Nem sempre isso é tranquilo. Quantas coisas jogamos para debaixo do tapete nas nossas relações familiares?
Quem sabe, antes de enchermos as agendas dos pequenos com vários afazeres, podemos aproveitar o período para conhecê-los mais convivendo com eles. Muitas descobertas poderão ser feitas e muitos laços ficarão mais apertados.
Boas férias!!!

Nenhum comentário: