Conquista amorosa: fatos e fantasias



Quando me perguntam se conheço a fórmula da conquista amorosa, sempre digo que sim e passo a descrevê-la: “Para conquistar seja alto, bonito, charmoso, rico, culto, inteligente, atencioso, confiável, romântico, tenha sex appeal ....”. Quem apresentou a pergunta, assim que começa a ouvir essa resposta, exibe um sorriso incrédulo e decepcionado. Essa pessoa esperava a revelação de algum procedimento secreto, alguma fórmula mágica, “o pulo do gato”, algum truque que fizesse que todos se apaixonassem por ela.

Algumas fantasias sobre a conquista amorosa

Certa vez um rapaz lá do Nordeste mandou-me uma carta muito simpática. Ele escrevia muito bem. Preencheu páginas e páginas apresentando-se e descrevendo a grande atração que sentia por mulheres, quanto gostava delas e o seu sofrimento porque nunca tinha conseguido namorar nenhuma delas. Ele terminava a carta apresentando um pedido objetivo e direto: “Professor, por favor, escreva algumas frases para que eu possa dizer para elas e que me ajudem a conquistá-las”! Fiquei muito pesaroso por não saber como atender tal pedido desse simpático rapaz. 
Tenho que esclarecer, também, para aqueles interessados em fórmulas de conquista, que o único que pode oferecê-las, é um concorrente meu, que não gosto de indicar, mas que, excepcionalmente, vou citar o nome: é o tal do Santo Antônio! Milagre é com ele. Talvez algum hipnotizador também consiga ajudar quem tem esse tipo de interesse.
Algumas pessoas manifestam, ainda, a esperança que possa existir alguma poção mágica que promova a conquista. A última noticia que tenho de uma poção assim, foi aquela tomada, por engano, por uma tal de Isolda, que acabou se apaixonando, indevidamente, por Tristão, o primeiro homem que ela viu após ingeri-la! (Pobre Tristão. Meteu-se em apuros porque deveria levar Isolda e a poção para o seu rei!). Mais recentemente, tenho ouvido falar numa tal de oxitocina..., mas isso já é outra história (veja o meu artigo sobre esta substância, nos arquivos desse blog: “O elixir do amor”)
Que fórmula, feromônio ou poção mágica seria essa, que encantaria totalmente o conquistado, independentemente de quem seja o conquistador, do seu nível social, faixa etária, atributos físicos, nível econômico, charme, etc. etc. Dá para acreditar que isso seja possível? 

Alguns fatos sobre a conquista amorosa

Na realidade, a psicologia conhece muito pouco sobre a conquista amorosa. Tendo isso em mente, vamos examinar algumas medidas que podem ser úteis para o seu sucesso.
Podemos classificar as conquistas em duas categorias: (1) não-intencional – acontece sem que o conquistador tenha feito nenhum esforço direto para obtê-la e (2) intencional - o conquistador tomou medidas específicas para obtê-la. Todos nós, creio eu, já tivemos experiência com os dois tipos. Muita gente se apaixona “só pelo jeito de ser” do parceiro, sem que este tenha feito qualquer esforço para conquistar. O segundo caso também é muito comum: todos nós já demos uma mãozinha para aumentar as chances de despertar o interesse de alguém: colocar uma roupa bonita, fazer um bom corte de cabelos, adotar alguma pose, jogar charme...
Se o perfil de qualidades e defeitos de uma pessoa é muito diferente daquele desejado pelo parceiro, não creio que seja possível conquistá-lo por nenhuma dessas duas vias. Quando esse perfil é próximo daquele desejado pelo parceiro, mas não o suficiente para conquistá-lo não intencionalmente, ai sim, é possível fazer algumas coisas que aumentam as chances de conquistá-lo.
Uma parte da conquista intencional acontece através da exibição (sutil) de características não comportamentais (riqueza, poder, beleza, etc.), omissão de alguns defeitos e exibição de comportamentos sedutores (maneira de olhar, palavras doces e românticas, etc.). Tudo isso deve ser feito de forma dosada e sincronizada com o estado psicológico do parceiro.
O valor da maioria destas características pessoais, que são relevantes para a conquista, depende das características possuídas pelo parceiro. Por exemplo, se uma pessoa é famosa, isto impressionará pouco outra pessoa que também tem o mesmo grau ou um grau maior de fama.

Requisitos gerais para a conquista

Para que aconteça a conquista existem alguns requisitos que, até certo ponto, valem para todas as pessoas. Alguns destes requisitos são os seguintes:
Haver similaridade entre características importantes dos parceiros (princípio da homogamia): geralmente os relacionamentos que são iniciados e têm mais chance de dar certo quando os parceiros são similares em uma grande quantidade de características.
Haver admiração, esperança de reciprocidade e certa dose de insegurança quanto ao interesse recíproco do parceiro. Segundo Stendhal, autor de vários romances e de uma teoria bem considerada sobre o nascimento do amor, para que o amor nasça são necessários estes três requisitos.
Haver satisfação com o parceiro e com o relacionamento. A satisfação é, em grande parte, produzida por uma proporção adequada entre custos e benefícios. Segundo John Gotman, autor de vários livros sobre o relacionamento amoroso, para que haja satisfação, o relacionamento com o parceiro deve produzir cerca de cinco unidades de benefícios para cada unidade de custos.

Estilos de amor e medidas específicas para conquistar

Existem vários estilos de amor. Vou usar aqui a célebre classificação de John Alan Lee, para falar desse assunto. Este autor classifica o amor em estilos primários (Eros, ludos e estorge) e estilos secundários (vou mencionar aqui três dos inúmeros estilos secundários: mania, pragma e ágape. No meu livro Relacionamento Amoroso existe um capítulo sobre esse tema).  Os caminhos para conquista dependem do estilo de amor de quem vai ser conquistado.  Por exemplo, as medidas mais eficazes para conquistar pessoas que tenham cada desses estilos são as seguintes:
Estórgico: O amor nasce a partir de uma amizade. Quem tem este tipo de amor não se apaixona à primeira vista. Antes de apaixonar-se deve sentir confiança no parceiro, sentir que compartilha com ele pontos de vista e que está entrosado com ele.
Eros: Dá muita importância para a aparência física do parceiro: geralmente sabe descrever o tipo físico que o agrada. Também é importante sentir atração sexual e sentir certo fascínio pelo parceiro assim que o conhece.
Mania: A fantasia sobre o parceiro pode ser mais importante que a realidade. É  vulnerável àqueles parceiros que usam o “tratamento quente frio”: em certos momentos mostram interesse, em outros momentos mostram indiferença (são mais sensíveis ao elemento “insegurança”, apontado por Stendhal como um dos requisitos do apaixonamento).
Pragma: Sabe citar uma série de características que o parceiro deve possuir, ou seja, usam uma espécie de “lista de compras” na hora de escolher o parceiro. Como é mais racional, raramente “entra de cabeça em um relacionamento” ou deixa-se seduzir por parceiros que não preencham os seus requisitos.
Ludos: É exigente para se envolverem amorosamente. Pode se envolver com vários parceiros simultaneamente. Gosta mais da conquista do que da permanência em um relacionamento.
Ágape: Poder ajudar é um caminho frequentemente trilhado por quem tem este tipo de amor. Pode se envolver com alguém que está sentindo-se desamparado porque está saindo de outro relacionamento.

Concluindo: não existem fórmulas mágicas para a conquista. Por outro lado, existem algumas medidas que ajudam a conquistar. Boa sorte para você!

Nenhum comentário: