Papa chega para celebrar missa de envio em Copacabana; veja ao vivo


Papa chega para celebrar missa de envio em Copacabana; veja ao vivo (Papa reza missa em Copacabana; SIGA (globo news))




A Jornada Mundial da Juventude existe há 30 anos - mas Jorge Mário Bergólio ainda não tinha participado desse evento. Nem como bispo, nem como cardeal. A chegada, nesta quinta-feira (25), àquele palco, foi a bordo do papamóvel.
Um dia em que as maiores ondas de Copacabana não vieram do mar. Ondas de fé. Chegando de muito longe.

“Nós andamos mais de 1500 quilômetros para estar aqui na JMJ”, conta um homem.
A multidão lotou as areias, o calçadão e o asfalto de Copacabana. A parede humana tem vários metros de extensão e muitos só vão conseguir vê-lo bem pequenininho ou então pelo telão. Mesmo assim, a emoção de estar nesse encontro em Copacanana é tão grande que todos sentem a presença do Papa.

O helicóptero da Força Aérea Brasileira pousou no forte de Copacabana pouco depois das 17h. O Papa desceu e foi direto para o papamóvel. Assim que viram Francisco, os fiéis ficaram eufóricos. O Papa retribuiu com acenos, bênçãos e sempre sorrindo. No caminho, o Papa ganhou um solidéu. e não pensou duas vezes: mandou o seu em troca. Não foi o único presente que ele recebeu. Até chimarrão Francisco tomou. O trajeto de apenas três quilômetros foi feito sem pressa, e levou mais de 40 minutos.

Nas palavras do arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, o que todo jovem gostaria de dizer: "Nós o saudamos com toda a alegria dos nossos corações. Seja bem vindo", disse Dom Orani.

No palco, ao som de ‘Cidade Maravilhosa’, Francisco recebe o abraço do Rio de Janeiro, e agradece.

“Sempre ouvi dizer que cariocas não gostam de frio e chuva. Mas mostrando que a fé é mais forte que frio e chuva. Parabéns, vocês são verdadeiros guerreiros. Vejo em vocês a beleza do rosto jovem de Cristo e meu coração se enche de alegria”, afirmou o Pontífice.

O Papa pediu à multidão um minuto de silêncio e oração para vítimas de um acidente na Guiana Francesa. Um grupo de jovens que  vinha participar da Jornada. Uma pessoa morreu. E terminou devolvendo o abraço que recebeu no início da cerimônia.

A cerimônia continuou com jovens representando cada um dos cinco continentes. E com a encenação da primeira missa no Brasil. Fafá de Belém cantou para a multidão.


Nenhum comentário: