Não complique: iniciar um namoro é muito fácil..Neste artigo vamos examinar o namoro, as principais facilidades e dificuldades para iniciar esse tipo de relacionamento



Neste artigo vamos examinar o namoro, as principais 
facilidades e dificuldades para iniciar esse tipo de 
relacionamento e a ausência do namoro nos 
relacionamentos amorosos mais antigos.

Você não consegue namorar porque se convenceu que isso é muito difícil?

Profecia autorrealizadora: como o medo de não conseguir namorar fazia Marina fracassar nas suas tentativas amorosas
Marina estava com trinta e quatro anos. Não havia se casado e há um bom tempo estava sem namorado. Um resumo da sua história de namoros era o seguinte: ela namorou um rapaz dos dezoito aos vinte e um anos. Em seguida, ficou com várias pessoas. Depois teve outro namoro que durou dos vinte e três aos vinte e cinco anos. De lá para cá, “ficou” com varias pessoas e transou com outras tantas.
Assim que ela terminou o segundo namoro, resolveu que iria passar um bom tempo sem namorar. Queria se dedicar à carreira e aproveitar a vida e, para isso, não podia estar comprometida. Foi o que fez. Quando se aproximou dos trinta anos resolveu namorar “sério” e casar. Para sua surpresa, constatou que estava com muita dificuldade para arranjar um namorado. Atraia facilmente pretendentes, mas eles só queriam sexo. Os seus relacionamentos nunca passavam do terceiro encontro. Depois de várias tentativas mal sucedidas para iniciar um namoro, começou a achar que havia algo errado com ela. Começou a achar também que os homens não queriam nada sério.
Foi ai que ela começou a ficar com medo de não conseguir namorar, casar e ter filhos. Esse medo só piorou as coisas. Assim que aparecia um pretendente que a atraia, ela tentava segurá-lo com unhas e dentes. Ela alternava momentos de muita desconfiança (“Você realmente quer algo sério? Não tenho tempo a perder”) e momentos nos quais se mostrava muito boazinha com o pretendente: tentava adivinhar e fazer tudo que pudesse agradá-lo (evitava mostrar suas verdadeiras opiniões, evitava propor programas e tinha medo de não transar logo nos primeiros encontros porque isso poderia fazê-lo desistir). Quando mostrava desconfiança, isso a tornava desagradável e até ofensiva. Quando se mostrava boazinha demais, isso a tornava muito previsível, insípida e chata. Essas duas formas de agir geralmente precipitavam o fim dos seus relacionamentos que mal haviam começado. O medo de Marina era o maior determinante dos seus fracassos: ela "complicava" relacionamentos que tinham tudo para dar certo!

Definições de "namorar" e "namoro"

Neste artigo, vou usar a palavra “namoro” para nomear as manifestações de amor que são típicas de um relacionamento amoroso romântico. Esse termo, “namoro”, também é usado para nomear uma fase do relacionamento amoroso que geralmente aparece entre o “ficar” e o noivado. Neste segundo sentido, esse termo é também é bem aplicado porque, nesta fase, as pessoas apresentam frequente e intensamente os comportamentos de namorar.

Manifestações diretas e indiretas de namoro

As manifestações do namoro podem ser diretas ou indiretas.
Manifestações diretas: segurar carinhosamente as mãos, olhar longamente nos olhos, abraçar romanticamente, só ter olhos para o parceiro, usar a voz típica de quem está se sentindo romântico, falar palavras de amor, beijar romanticamente, etc.
Ações indiretas: oferecer flores, enviar mensagens românticas, oferecer presentes, levar para jantar, convidar para sair, etc.
Ambos esses dois tipos de ações são positivas e contribuem para que um relacionamento amoroso se estabeleça e progrida. No entanto, as ações diretas são mais convincentes. Elas são mais difíceis de serem simuladas ou racionalmente programadas. Por isso, as ações diretas têm efeitos muito positivos quando são executadas de forma convincente. Muita gente que manda flores e mensagens não consegue emitir ações diretas como ficar olhando longamente nos olhos do parceiro e ficar beijando-o romanticamente por horas e horas.

O namoro deve estar presente em todas as fases de um relacionamento amoroso


O namoro é um dos pilares do relacionamento amoroso

As ações típicas do namoro devem ser apresentadas pelos parceiros durante todas as fases do relacionamento amoroso (“ficadas”, namoro, noivado, morar juntos e casamento) e não apenas durante a fase do namoro.
Quando os casais deixam de namorar, seus relacionamentos perdem a natureza amorosa e se tornam, na melhor das hipóteses, relacionamentos amistosos ou relacionamentos de conveniência ou não definham e terminam.

Geralmente é fácil arranjar um namorado

Nada mais fácil do que iniciar um namoro com alguém que quer namorar:
- Quase todo mundo que não tem namorado quer namorar.
- Quase todo mundo casa. Existem estimativas que cerca de 92% dos seres humanos se casam pelo menos uma vez.  Essa alta percentagem indica que quase todo mundo consegue iniciar relacionamentos amorosos e fazê-los progredir até o casamento. 
- Não é preciso ter qualidades excepcionais, saber conquistar ou ser perito em abordagem para conseguir marcar um encontro amoroso e iniciar um namoro.
Eu acredito que a maioria das pessoas que tem dificuldades para iniciar namoros, ao invés tentar aprender como flertar e namorar, tem mesmo é que aprender a parar de ter medo e deixar de evitar as inúmeras oportunidades que aparecem para iniciar esse tipo de relacionamento.

Duas evidências sobre a facilidade para marcar um encontro amoroso

Primeira evidência. Certa vez perguntei para meus alunos universitários se eles topariam sair com uma pessoa que tivesse um grau de atração semelhante aos deles. Quase todos que estavam disponíveis na ocasião disseram que sim. Não era necessário, portanto, que o parceiro tivesse qualidades excepcionais para ser aceito para um encontro. Neste mesmo sentido, uma pesquisa americana verificou que para atrair um parceiro, é mais importante não ter características indesejáveis do que ter qualidades excepcionais.
Segunda evidência. Pesquisadores americanos pediram para estudantes que abordassem colegas atraentes que passavam por um local, dentro do campus de uma universidade, e os convidassem para sair. Cerca de 50% dos convidados aceitaram o convite. Essa percentagem de aceitação foi observada tanto para os homens como para as mulheres que apresentaram os convites. Ou seja, é surpreendentemente fácil marcar um encontro com alguém atraente. (Aqui no Brasil, acredito que essa percentagem de aceitação seria menor devido aos problemas de segurança).
Afinal, praticamente todo mundo que está disponível quer ter um namorado. Além disso, as pessoas geralmente não são exigentes: basta que o pretendente seja do mesmo nível e que lhe desperte um bom grau de atração romântica e sexual.
Estas e outras evidências sobre a facilidade para iniciar relacionamentos amorosos confirmam que não é necessário nenhuma técnica apurada para abordar parceiros e conquistá-los. Na maioria das vezes, tudo que é necessário é agir segura e calmante e manifestar o interesse pela pessoa.

Principais dificuldades para iniciar e desenvolver relacionamentos amorosos

Certas pessoas têm muita dificuldade para iniciar relacionamentos amorosos. Outras pessoas iniciam facilmente este tipo de relacionamento, mas têm muita dificuldade para fazê-los progredirem para níveis mais avançados de compromisso. Vamos examinar agora, brevemente, alguns dos principais motivos desses dois tipos de dificuldades.

Principais causas das dificuldades para verificar se o interesse amoroso é correspondido

Muitas pessoas têm dificuldades para iniciar namoros. As principais causas desse tipo de dificuldade são as seguintes:
- Escassez de possíveis parceiros compatíveis nos locais e atividades frequentados (“Onde está Wally?”)
- Excesso de exigências para aceitar um parceiro (“Ninguém é suficientemente bom para mim”).
- Possuir problemas psicológicos que atrapalham o início e o progresso dos namoros. Principais problemas desse tipo:
            - Timidez (“Que medo de não ser hábil para iniciar o relacionamento  e, por isso, ser rejeitado e humilhado”)
            - Baixa autoestima (“Muita areia para o meu caminhãozinho”)
            - Dificuldade para se envolver amorosamente (“Tenho muita dificuldade para me interessar, apaixonar a amar”)
             - Dificuldade para se comprometer amorosamente (“Posso até gostar da pessoa e ter um relacionamento com ela, mas não quero me amarrar”).

Principais dificuldades para iniciar o namoro.

Os principais motivos desse tipo de dificuldade são os seguintes:
 (1) Atrair pessoas erradas. Duas causas desse problema: (a) sentir atração por pessoas erradas (por exemplo, algumas mulheres sentem muita atração por “cafajestes”) e (b) usar “iscas” erradas para atrair parceiros. Por exemplo, algumas mulheres usam roupas muito sensuais e, por isso, atraem parceiros que só estão interessados em sexo.
 (2) Agir de forma errada. Por exemplo, quem tem muita dificuldade para arranjar namorados pode ficar muito “bonzinho” com o pretendente porque tem medo de desagradá-lo. Quem é “bonzinho demais” geralmente não toma iniciativas e concorda com tudo: é uma pessoa supercautelosa e chata. 

Nenhum comentário: