Vestuário: códigos e funções, Responda as seguintes perguntas sobre a sua forma de se vestir:



Responda as seguintes perguntas sobre a sua forma de se vestir:

·         O seu estilo de vestuário contribui para que você seja notado ou para que você passe despercebido?
·         O que prevalece na sua forma de vestir: o conforto, o recato ou a exibição de mensagens?
·         Em relação às pessoas presentes nos ambientes que você frequenta, você se veste no mesmo estilo da maioria delas? 

  •     Você se veste  melhor, pior ou no mesmo nível que elas?

·         O seu vestuário mostra sinais de um estilo de vida que os seus locutores admiram e que  gostariam de viver?
·         O seu vestuário ressalta:
·        A sua sensualidade (por exemplo, roupas colantes ou que deixam aparecer o contorno ou locais do corpo que geralmente são cobertos)?
·        A sua capacidade econômica (roupas caras, grifes, etc.)?
·        O seu grau de formalidade ou informalidade ?
·        A sua ideologia?
·        A sua profissão (terno do executivo, farda do militar, jaleco do professor, branco do médico, etc.)?
·        Quando você está desempenhando sua atividade profissional você permite que o seu vestuário desloque a atenção dos seus interlocutores do tema que está sendo tratado para aquilo que você está usando (por exemplo, ele não deixa de olhar para o seu decote e não consegue concentrar-se no contrato que vocês estão discutindo?).
Estas perguntas servem para chamar a sua atenção para diversos aspectos do vestuário. Os conteúdos de algumas delas serão abordados neste artigo.

Por que vale a pena cuidar da produção?

O termo “produção” é usado aqui para designar aquelas medidas que são usadas para alterar rapidamente a aparência: vestuário, tratamento da pilosidade (corte de cabelo, depilação, tratamento da barba, etc.), acessórios (cintos, bolsas, sapatos) e maquilagem.
Embora sempre ouçamos que não devemos julgar as pessoas pelas suas aparências, de fato as julgamos a partir dessa base. Embora ouçamos falar que as aparências enganam, e muitas vezes enganam mesmo, ainda assim elas influenciam as nossas ações.
A aparência pode ter mais importância que imaginamos. Ela tem mais importância entre desconhecidos que estão se vendo pela primeira vez ou que acabaram de ser apresentados porque, nestas ocasiões, ela é uma das principais fontes disponíveis de informações para os envolvidos se avaliarem mutuamente. Mas, embora a importância da aparência vá diminuindo à medida que as pessoas vão se conhecendo, ela continua a ter bastante peso nos relacionamentos, principalmente quando ela suscita julgamentos extremos (por exemplo, muita beleza ou muita feiúra).
A importância interna da aparência que pode até ser maior do que a externa. Por exemplo, se alguém está satisfeito com a própria aparência isso pode melhorar a sua autoestima e autoconfiança. Essas melhorias afetarão positivamente seu desempenho e a agradabilidade durante os relacionamentos, o que terá imensos efeitos nos seus interlocutores.

Funções do vestuário

            Segundo Desmond Morris, autor de vários livros sobre o comportamento humano, as principais funções do vestuário são as seguintes:
·        Proteção (Comodidade)
Esta função pode ser facilmente constatada: basta observar como o vestuário da maioria das pessoas é diferente em um dia frio em relação a um dia quente. Essa mudança ajuda a lidar com a temperatura.
·        Recato (Pudor)
O vestuário serve para ocultar partes do corpo que a cultura considera vergonhosa a exibição em público.
·        Exibição /camuflagem.
O objetivo da exibição é a expressão e a comunicação de mensagens para outras pessoas.
Neste artigo vamos tratar principalmente desta função do vestuário: os seus usos para esconder, atenuar, ressaltar e melhorar a aparência e os seus usos para esconder, atenuar, ampliar e simular qualidades sociais e psicológicas
Principais informações exibidas através do vestuário
Há muito tempo atrás li um estudo sobre o vestuário que me impressionou bastante. Neste estudo formam apresentados três tipos de vestuários masculinos e três tipos de vestuários femininos para diversas pessoas (só apareciam as roupas, como que vestindo um corpo invisível de alguém que estava em pé) que deveriam responder vários tipos de perguntas como, por exemplo: “Qual dessas três pessoas é viciada em drogas?”, “Qual dessas três pessoas é religiosa”, “Qual dessas três pessoas vota no partido conservador?”. Um dos resultados interessantes desse estudo é que houve uma dose muito grande de acordo entre aqueles que responderam essas perguntas.
É claro que tipo de acordo não garante que aqueles que usam esses tipos de vestuário realmente se portem da forma como as outras pessoas acreditam. No entanto, as crenças difundidas (estereótipos socialmente difundidos) sobre os tipos de pessoas que se vestem de tal ou qual forma provavelmente alteram as ações daqueles que nelas acreditam 
Um estudo citado no famoso livro de William Thourlby “You are what you wear” (New York: New American Library, 1980),  apresentou evidências de que as pessoas tiram dez tipos conclusões a respeito das outras a partir das roupas que elas estão usando. Estas conclusões são as seguintes:
1.      Background econômico
2.      Nível econômico
3.      Background educacional
4.      Nível educacional
5.      Nível de sofisticação
6.      Nível de sucesso
7.      Caráter moral
8.      Background social
9.      Posição social
10. Confiabilidade

Identificação e diferenciação social através do vestuário

Ao mesmo tempo, as pessoas não querem ser anônimas e nem parecerem muito diferentes das outras pessoas de seus grupos. As pessoas também querem chamar a atenção dos pares (isto é muito importante para arranjar um parceiro amoroso, para ser escolhido para profissões de prestígio, etc.). A moda tem que trabalhar dentro destes dois limites: queremos nos identificarmos com o nosso grupo e, ao mesmo tempo, nos diferenciarmos para sermos notados.

Camuflagem

Camuflar é confundir-se com a paisagem. A camuflagem militar, entre outras coisas, consiste no uso de um tipo de vestuário que se confunda com a paisagem física ao redor. (Por exemplo, usar verde na selva e branco na neve). Algumas pessoas usam o vestuário para se camuflarem, como os tímidos, por exemplo
Socialmente falando, quem quer camuflar-se está interessado em passar despercebido no seu meio social. Para isso, essa pessoa deve se produzir como a maioria daqueles que estão do local onde ela frequenta (vestir-se “discretamente”, “como todo mundo”).
Determinantes biológicos da moda
A moda não é tão arbitrária como pode parecer. A primeira vista, parece que os estilistas têm toda a liberdade para inventar os modelos de vestuários. No entanto, muitas das variações da moda nada mais fazem do que inovar artifícios para ressaltar aquelas partes do corpo que distinguem o homem da mulher. Outras vezes, a moda apenas muda a parte do corpo que será destacada, em relação aquelas ressaltadas pela moda anterior.  Por exemplo, em certas épocas a moda adota decotes abissais para ressaltar os seios. Em outras, a mini saia para destacar as pernas roliças femininas, as anquinhas para exagerar os trazeiros femininos e as ombreiras para ampliar os ombros masculinos ou a cartola para ampliar a altura masculina
Teoria eco genitalEssa teoria afirma que vários sinais sexuais que eram exibidos nas partes trazeiras dos nossos antepassados na época que eles andam de quatro e que, por isso, eram vistos de trás, migraram para a nossa frente quando passamos a andar em pé: seios proeminentes lembrando as nádegas, lábios carnudos, avermelhados e brilhantes (que podiam ser acentuados pelos batons) lembrando os grandes lábios vaginais intumescidos e lubrificados, etc.
O seu vestuário ajuda você a ganhar pontos, não altera seus pontos ou faz você perder pontos aos olhos de outras pessoas?

Nenhum comentário: