ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

 ALIMENTOS ENERGÉTICOS
São responsáveis pelo fornecimento de calorias, energias, tais como: cereais em grãos, doces, massas, raízes e óleos.
O ideal é que o consumo desse tipo de alimento seja ponderado. Dois tipos de alimentos desse grupo em cada refeição é o essencial. Evite-os em grandes quantidades, pois são ricos em gorduras, hidratos de carbono ou açúcar. Estes fornecem energia para desenvolvimento todo tipo de atividade fundamentais como pensar, trabalhar, andar, correr e falar. Quando o organismo fica muito tempo sem receber este tipo de alimento fica desmotivado, cansado, sonolento, preguiçoso, indisposto e todas as suas reações são lentas.
Alimentos Energéticos: pães, massas, gorduras, cereais
...................................................................................
 
 ALIMENTOS CONSTRUTORES
Renovam os tecidos do organismo e repõem os danificados, os nutrientes que exercem esta função são as proteínas. Entre eles estão a soja e os demais tipos de feijões, incluindo lentilha, grão-de-bico, azeite, gérmen de trigo, leite e derivados, ovos, semente de abóbora entre outros Os alimentos Construtores fornecem proteínas em maior quantidade são elas as responsáveis pelo crescimento e na formação do corpo. Ex: sangue, músculos e órgãos, pele. Na fase adulta elas são responsáveis em continuar a manutenção do corpo, formando substâncias capazes de cicatrizar ferimentos, reparar fraturas dos ossos e defender o organismo das doenças.
Alimentos Construtores: carne, queijo, leite, iogurte, ovos, nozes.
...................................................................................
 ALIMENTOS REGULADORES
Fornecem nutrientes, regulando o funcionamento do organismo, exemplos são as vitaminas, os minerais, celulose e água. Fazem parte deste grupo os seguintes: frutas, verduras, legumes. Na maioria dos casos é indicado que cada refeição tenha três tipos de alimento desse grupo. Contribuem para no combate contra infecções, colaboram na absorção e utilização de sais minerais, na proteção da pele, no metabolismo.

Alimentos reguladores: legumes, verduras e frutas
...................................................................................
 Dicas para cozinhar ou assar sem óleo, banha, etc.

  1. Use vapor para cozinhar alimentos tenros,  como  a  carne  de  frango,  peixes,  ovos, frutas, verduras e legumes.  Carnes vermelhas precisam de uma rápida dourada  na grelha para disfarçar a aparência esbranquiçada.
  2. Quando o tempo de cozimento previsto for de 30 minutos,  coloque  2  litros de água  no recepiente inferior da panela/assadeira. Se for menos tempo, coloque apenas 1 e 1/2 litro.
  3. Considere que verduras e legumes fibrosos como abobrinha, vagem, soltam água. Portanto não exagere na quantidade de água adicionada ao cozimento.
  4. Cheque sempre a quantidade de água na panela  ou assadeira durante o preparo.  Ela  não  pode secar. Antes que isso aconteça, complete com mais água fervendo.
  5. Não mexa o alimento com garfo ou colher enquanto cozinha  ou assa para  que  ele  não  desmanche.
  6. Utilize fogo baixo e panela tampada. Desta forma economiza-se gás e evita-se que a preparação queime.
  7. Evite destampar a panela. Do contrário, o tempo de cozimento passa a ser maior.
Não desperdice a água do cozimento dos alimentos. Ela tem muitos nutrientes como sais minerais e vitaminas e pode ser reutilizada para cozinhar arroz, por exemplo.
...................................................................................
 DICAS DE ALIMENTAÇÃO NO VERÃO

O Verão é a estação que mais causa mudanças no comportamento das pessoas. A busca pela melhora da forma física e a alteração dos hábitos alimentares são comuns nesta época do ano. Com o calor não podemos descuidar da alimentação, que requer cuidados essenciais para nos sentirmos mais dispostos, mantendo a forma com saúde.
Algumas pessoas se sentem indispostas para comer no verão devido à própria elevação da temperatura ambiente. Isto se deve, em alguns casos, a condutas inadequadas, como por exemplo, ficar sem se alimentar por muitas horas, recusar o café da manhã, ingerir alimentos pesados e gordurosos e esquecer de se hidratar durante todo o dia.
No inverno há a necessidade de ingerir alimentos mais energéticos para manter a temperatura corporal. Já no verão, o corpo pede um consumo maior de líquidos para compensar a perda de água e sais minerais decorrentes da transpiração. Por isso é preciso fazer algumas adaptações em nossos hábitos alimentares.
No verão ocorre uma diminuição do metabolismo, por isso a quantidade calórica deve ser reduzida, para não corrermos o risco de ganhar peso. Por outro lado, com o aumento da temperatura, nosso organismo perde mais água e sais minerais através de suor, então se torna mais importante o cuidado com a hidratação. Beber bastante água faz com que o organismo fique mais equilibrado e resistente. A quantidade mínima de água por dia deve ser de 2 litros ou 8 a 10 copos de 200ml cada um. Uma sugestão é tomar 1 a 2 copos ao levantar-se e o restante distribuidos nos intervalos das refeições (30 minutos antes de cada refeição e 1 a 2 horas após para não prejudicar a absorção de nutrientes e causar má digestão).
Leve mais água às atividades externas (no campo ou na praia, por exemplo) e principalmente quando a caminhada for longa ou muito ensolarada. Beba pequenos goles a cada parada, mesmo não sentindo sede.
Evite bebidas muito geladas, pois a diferença de temperatura entre o organismo e o líquido pode ocasionar problemas de saúde como resfriados, dores de garganta e enxaquecas.
Os alimentos mais indicados são as frutas, legumes, verduras, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, peixes, queijos brancos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos.
Se for comer sanduíches, prefira os que são feitos com pães integrais, carnes magras (peito de peru ou de frango), queijos magros (ricota, cottage ou queijo branco) e sem maionese. As carnes magras possibilitam uma menor digestão evitando o desconforto abdominal com cólicas e gases. Evite os alimentos gordurosos, maionese, queijos amarelos, frituras, bebidas alcoólicas e refrigerantes.
Prefira os picolés à base de água e polpa de frutas, pois são menos calóricos.
O álcool “suga” a água das nossas células, causando a desidratação.
Os refrigerantes possuem cafeína, que aumenta a perda de água através da urina.
Petiscos servidos à beira da praia ou da piscina são ricos em gorduras poliinsaturadas e outras substâncias químicas como tiramina, nitritos e sulfitos, que causam prejuízos ao nosso organismo.
Nunca consumir alimentos perecíveis, por exemplo aqueles à base de carne, leite e ovos, que estejam  expostos à temperatura ambiente.
Atenção também com a higiene dos locais onde são preparados os alimentos, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.
As crianças e os idosos merecem especial atenção com relação a hidratação e aos alimentos consumidos, em razão de sua maior fragilidade.     
Tomando estes cuidados, podemos aproveitar a estação mais alegre do ano com muito mais saúde.

Nenhum comentário: