EMPRESAS DE TECNOLOGIA NO BRASIL


Já faz alguns anos que o Brasil tem corrido atrás de expandir o seu segmento empresarial de tecnologia. Com algumas empresas nacionais produtoras de aparelhos como Tablets e notebooks o Brasil também é um mercado em expansão para as empresas multinacionais. O grande foco de investimento no Brasil quando o assunto é tecnologia está na mobilidade. Os setores de Tecnologia da Informação e Telecom têm obtido excelentes resultados nos últimos anos. Dessa forma as corporações tentando oferecer aos seus consumidores à possibilidade de ter um acesso mais simples e fácil a tecnologia. Mergulhe nesse interessante universo empresarial brasileiro de empresas de tecnologia.Como já destacamos as empresas no Brasil de tecnologia estão focadas em dois mercados particulares que são os de tecnologia da informação e telecom. Nesses mercados a palavra de ordem tem sido cada vez mais mobilidade. Vivemos um tempo em que ninguém espera por nada, ou seja, é tudo na mesma hora. O ritmo do mercado empresarial de tecnologia brasileiro está vivendo uma grande expansão. Pesquisas apontam que no ano de 2007 (quando se pode observar essa expansão de forma mais acentuada) o faturamento dessa indústria girou em torno de 196,032 bilhões de reais. Um aumento de 7% (em real) se comparado com os resultados obtidos em 2006. Quando esses dados são convertidos para Dólar o crescimento é de 20% e representa um volume de vendas de mais ou menos 100,5 bilhões de dólares. O mercado se encontra bem aquecido e nos últimos anos apresentou um bom crescimento (embora em alguns anos tenham sido observados curvas abaixo da média). Vale ressaltar que as empresas têm desenvolvido inúmeros projetos tecnológicos que ainda serão colocados em prática.
A Realidade das Empresas de Tecnologia

Telefonia Fixa X Telefonia Móvel

As empresas de Telecom, mesmo com um número menor de empresas, lideram esse segmento de tecnologia no país. São apenas algumas empresas de Telecomunicações presentes no Brasil (Oi – Brasil Telecom, Telefônica, Vivo, TIM, Claro), mas que tem grande capacidade de expansão. A telefonia fixa pode estar perdendo um pouco de espaço para a telefonia móvel, mas as operadoras trabalham para reverter essa situação. A esperança está em oferecer os serviços de fixo cada vez mais em conta e em combos que incluem TV’s por assinatura (há algum tempo as operadoras de telefonia passaram a ter a concessão de TV por assinatura também). Porém, o grande lucro dessa indústria no Brasil vem da telefonia móvel que a cada dia aumenta o seu alcance em relação ao consumidor. A receita do setor pulou de 4,5 bilhões de reais em 2006 para impressionantes 26,6 bilhões de reais em 2007, dados referenciados numa pesquisa realizada em 2008. A partir de 2008 o lucro manteve crescimento e tende a aumentar ainda mais com a total consolidação de smartphones / iPhones e Tablets. No contexto dessa pesquisa os celulares ainda eram os carros chefes de vendas do segmento de Telecom, mas sabemos que a partir de 2011 – 2012 os smartphones passaram a se tornar mais populares e conquistar cada vez mais interessados. O grande segredo da prosperidade das empresas de tecnologia no Brasil é garantir a mobilidade para o consumidor. Estar num mesmo lugar o dia todo e ainda assim poder ir ao banco, pagar contas, falar com pessoas em outras cidades ou até países é algo que tem mudado a forma como as pessoas passam os seus dias.

Nenhum comentário: