Você é vegetariano ou simplesmente quer abandonar a carne em alguns dias da semana? Então olha que boa notícia: no começo do mês, por conta da Virada Sustentável, o pessoal da campanha Segunda Sem Carne e a empresa AtivGreen lançaram o “NAVEG”, um aplicativoque ajuda a encontrar um restaurante pertinho, com boas pedidas para quem deseja deixar o bife de lado. A ferramenta é integrada com o FourSquare (isto é, você é localizado automaticamente) e tem compatibilidade com todas as plataformas de smartphone e também com a web. Cabe lembrar que o NAVEG não mapeia só os estabelecimentos exclusivamente vegetarianos, como também aqueles que oferecem bons pratos sem carne. Outra coisa bacana: qualquer usuário pode incluir um novo restaurante. Assim, o leque de opções tende a crescer. O aplicativo pode ser baixado em www.guianaveg.com.br.
A novidade vem em um momento oportuno. Isso porque estudos recentes mostram que umadieta vegetariana é capaz de proporcionar vários benefícios à saúde. Um trabalho da Universidade de Oxford, na Inglaterra, apontou, por exemplo, que esse tipo de padrão alimentar reduz em até 32% o risco de sofrer uma doença cardíaca. A análise incluiu cerca de 45 mil voluntários da Inglaterra e também da Escócia, sendo que 34% eram vegetarianos. Os pesquisadores concluíram, então, que esse grupo era justamente o que apresentava melhores índices de pressão arterial e colesterol, dois fatores intimamente associados a doenças no coração.
Em outra pesquisa, dessa vez da Universidade Loma Linda, nos Estados, os cientistas avaliaram mais de 70 mil pessoas por seis anos e perceberam que seguir uma dieta vegetariana afastava o risco de muitas doenças crônicas, como hipertensão, síndrome metabólica, diabete e doença isquêmica do coração. Os resultados foram publicados na versão online do renomado periódico científico JAMA Internal Medicine.
Se você é um daqueles que não está preparado para viver sem carne – confesso que sou dessa turma –, tudo bem. Até porque ela tem seus méritos: além de ser lotada de proteínasde alto valor biológico, tem ferro do tipo heme, que é bem absorvido pelo corpo. Contudo, os dados reforçam certos conselhos que deveriam ser seguidos à risca, ou seja, não exagerar(coma, no máximo, de dois a três bifes pequenos por semana) e preferir os cortes magros. E claro: comer cinco ou mais porções de frutas e hortaliças por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário