Manifestos contra medidas do Governo Federal chegam ao Alto Vale


Manifestos contra medidas do Governo Federal chegam ao Alto Vale
Luciana Flores

Mais de 4 mil pessoas já confirmaram presença em Rio do Sul. Em Ituporanga a manifestação ocorrerá neste sábado, dia 22.
As manifestações iniciadas em São Paulo pela diminuição da Tarifa no transporte público na semana passada acabaram se transformando em protesto que uniu inúmeras outras reivindicações contra medidas do Governo Federal.

Alta carga tributária; gastos excessivos com a Copa do Mundo; precariedade na saúde; educação; transporte; corrupção entre outros problemas que assolam o país atualmente foram temas pautados em várias capitais e regiões do país.

Em Santa Catarina cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú, Joaçaba e Chapecó já realizaram manifestações nesta terça-feira, dia 18. Nesta quinta-feira, dia 20, na Capital do Alto Vale a manifestação está prevista o início da concentração às 17hs45 e início da passeata às 18hs40, com rumo ás ruas do centro de Rio do Sul em frente à Universidade, passando pelo bairro Jardim América, chegando a Praça Hermembego Pellizzetti. Até o momento, 4.738 pessoas já confirmaram presença. A previsão da Polícia Militar é de haja a participação de até 5 mil pessoas.

De acordo um dos organizadores da manifestação, o estudante Carlos Eduardo Marzall, está prevista que a caminhada dure cerca de uma hora, sendo finalizada às 20hs em frente à Catedral. As manifestações estão sendo organizadas pela Internet, o que não impede que haja a participação maciça da população, fora das Redes Sociais, como explica Kadu. “Queremos que desde o mais novo até o mais idoso vá à manifestação e lute pelos seus direitos. Não é uma causa de uma pessoa só, é a causa de um coletivo.”

A movimentação terá o apoio junto ao esquema de segurança do Corpo de Bombeiros do Município, Polícia Militar e a Guarda Municipal, sendo garantida a segurança e passividade do movimento. “A nossa manifestação é pacífica e frisamos que é apartidária. Não temos vínculo com partido político algum.”, salienta.
Haverá intensa participação dos alunos nas Universidades. A organização do evento solicitou às reitorias a abolição das faltas, para que os alunos possam aderir à manifestação. Ainda estão sendo planejados outros dias de manifestações, mas ainda sem data confirmada, para tratar de questões e reivindicações regionais.
kadu reforça o convite a todos para que apoiem e paerticipem do movimento na Capital do Alto Vale. "É uma manifestação do povo, para o povo! Então, aguardo todos para seguirmosnessa causa juntos!" , diz.

Ituporanga

Na Capital da Cebola a Manifestação acontecerá neste sábado, dia 22, a partir das 13hs em frente á Praça da Igreja Matriz Santo Estêvão. De acordo com um dos idealizadores do manifesto no município, Germano Müller, o movimento não possui previsão sobre sua duração e término.

Estão confirmadas até o momento 402 pessoas. De acordo com Müller, as principais reivindicações citadas pelos ituporanguenses são: a rigidez da fiscalização na agricultura; manutenção nas estradas e rodovias; baixo salário aos servidores públicos; a saúde e educação, além da alta carga tributária, entre outros temas.
A programação para novas manifestações no município, ainda será avaliada, conforme a necessidade de mais protestos. Em Ituporanga, a movimentação também deverá ser pacífica e com apoio da Polícia Civil e Militar. “Queremos e vamos usar o nosso direito, mas sem prejudicar o do outro.”, salienta Germano.

Está prevista ainda, uma pequena confraternização entre os manifestantes. De acordo com o organizador, são válidas as mais diversas formas de manifestação dos participantes, sendo vedada a bebida alcóolica no local. “A forma de manifesto vai depender da criatividade de cada um, com a pintura de rostos, fantasias, roupas claras, bandeiras do Brasil e não será permitida bebida alcóolica.”, alerta.
 A princípio, também está prevista a presença do Advogado de Ituporanga, o Dr. João Batista Guesser Sobrinho, como representante da OAB no movimento para a garantia do direito à liberdade de expressão, bem como a ordem social.

Nenhum comentário: