Nissan desenvolve retrovisor interno de LCD

A Nissan apresentará no Salão de Genebra (Suíça), agora em março, um retrovisor que usa tela de LCD no espelho tradicional com o objetivo de oferecer ampla e clara visibilidade em diversas condições. O primeiro modelo a receber a novidade será o elétrico Zeod RC, que disputará as 24 Horas de Le Mans deste ano. Depois será a vez dos carros de corrida da Nismo e de modelos de produção, que começam a ser equipados a partir de 2015 com a novidade.
O espelho está montado dentro da estrutura do retrovisor tradicional, trabalhando em conjunto com uma câmera de alta resolução instalada na parte de trás do veículo. Assim é possível visualizar o que há em pontos cegos, como nas colunas C, por exemplo. Outra vantagem é ter visibilidade completa quando há passageiros no banco traseiro, situação que normalmente atrapalha o motorista em manobras.

Retrovisor de LCD da Nissan - foto Divulgação

Retrovisor de LCD da Nissan - foto Divulgação

Retrovisor de LCD da Nissan - foto Divulgação

Retrovisor de LCD da Nissan - foto Divulgação
Retrovisor que exibe imagens captadas por câmera

É possível escolher, por meio de um botão na parte inferior, entre o uso do espelho tradicional ou do inteligente. A novidade também fornece imagem nítida e clara em várias condições de luz e de ambiente, incluindo chuva, neve, entre outras, graças à qualidade de resolução da câmera e ao sistema de processamento de imagem no monitor LCD. O brilho na tela é mínimo para o motorista, mesmo durante o nascer ou pôr do sol ou quando há veículos atrás utilizando o farol alto.

Para evitar que as imagens captadas por uma câmera padrão ficassem distorcidas, a Nissan desenvolveu um equipamento de alta performance com ângulo estreito e 1,3 milhão de pixels, formatada especialmente para o novo sistema do retrovisor inteligente. Além disso, os monitores convencionais têm uma proporção 4:3 ou 16:9, que não exibiriam adequadamente as imagens. A saída foi criar um monitor de LCD com a proporção de aproximadamente 4:1.

Nenhum comentário: